VII Olimpíada Massarandubense de Matemática: relato do processo de elaboração das provas
Palavras-chave:
Olimpíada de Matemática. , Elaboração de problemas matemáticos. , Base Nacional Comum Curricular (BNCC)., Município de Massaranduba.Resumo
Esse artigo relata uma experiência de professores universitários na elaboração de provas para uma Olimpíada de Matemática aplicada a estudantes do Ensino Básico de escolas públicas do município de Massaranduba, Santa Catarina. A exemplo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), são elaboradas provas para quatro níveis, constituídas por questões discursivas, que abordam assuntos previstos para a área de Matemática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em verdade, entende-se que as provas devem requerer dos competidores imaginação e raciocínios mais sofisticados que os exigidos por exercícios encontrados em livros didáticos. A elaboração dos desafios está fundamentada em três princípios norteadores: as questões devem abordar diversificados assuntos previstos para a Matemática no âmbito escolar; as provas devem se atentar para situações que exijam distintos níveis de dificuldade; e deve haver problemas associados tanto ao mundo real quanto a situações puramente abstratas. Além do processo de desenvolvimento da Olimpíada, ao longo do texto, são fundamentadas e apresentadas algumas das questões elaboradas com enfoque na realidade do município de Massaranduba. Espera-se que o relato possa inspirar a elaboração de questões e provas para outras eventuais Olimpíadas escolares ou municipais de Matemática.
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Referências
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