DESENVOLVENDO O PENSAMENTO ARITMÉTICO: A CONSTRUÇÃO DE QUIPOS COM UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROEJA
Keywords:
Deficiência Intelectual, Pensamento Aritmético, Educação de Jovens e Adultos, Quipos.Abstract
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado realizada com um estudante com deficiência intelectual no Proeja. O objetivo foi analisar a apropriação da representação numérica e da quantificação por um aluno com deficiência intelectual utilizando o sistema de numeração da civilização Inca. Trata-se de uma investigação fundamentada no método funcional da estimulação dupla aliado à metodologia da observação livre. Aponta discussões sobre o pensamento aritmético na produção de conhecimentos de forma crítica, caracterizando as relações sociais e as construções de novos signos na formação humana. Contém observações e experiências vivenciadas na prática pedagógica, direcionadas à quantificação e a representação numérica numa perspectiva dialógica. Traz como resultados a influência dos processos compensatórios na aprendizagem de conceitos da aritmética para um estudante com deficiência intelectual e a contribuição dos meios auxiliares, como a fala, os gestos, as atividades escritas e os objetos para desenvolvimento do pensamento aritmético.Downloads
References
______. Lei nº. 13146/15. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília: SEF, 2015.
LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 2006.
MANGIN, L. O enigma dos Quipos. Scientific American Brasil. 2 ed., n. 35, p. 14-17. 2010.
PORTANOVA, R. (org.). Um currículo de matemática em movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
SANTOS, B. de S. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Oficina do CES, n. 135, jan. Coimbra: Centro de estudos sociais. 1999.
SKOVSMOSE, O. O que poderia significar a educação matemática crítica para diferentes grupos de estudantes? Revista Paranaense de Educação Matemática. v.6, n.12, p.18-37, jul.-dez. 2017.
_____. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. São Paulo: Papirus, 2001.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2017.
YOKOYAMA, L. A. Uma abordagem multissensorial para o desenvolvimento do conceito de número natural em indivíduos com síndrome de down. 2012. 230f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Bandeirante de São Paulo. São Paulo, 2012.
VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas V - Fundamentos da defectología. Traducción: Julio Guillermo Blank. Madrid: Visor, 1997. (coletânea de artigos publicados originalmente em russo entre os anos de 1924 a 1934).
______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev Semionovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: 2001, p. 103-117.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.