LINGUAGEM LOGO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FORMA DIFERENCIADA.

Autores

  • Alexandre Molter alexandremolter@bol.com.br
    Mestre em Modelagem Matemática. Professor da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Ivoti, Mestre em Educação.
  • Vanderlei Kriesang vanderlei@isei.edu.br
    Professor-coordenador da Informática Educativa, Instituto Superior de Educação Ivoti - Instituto Superior de Educação Ivoti

Palavras-chave:

Educação matemática, Linguagem LOGO, informática educativa, programação, interação, projetos.

Resumo

Este trabalho quer contribuir na construção e aplicação de conceitos (conteúdos) de Matemática em sala de aula, especialmente no Ensino Fundamental e Médio. A Linguagem de Programação LOGO, atualmente muito pouco usada pelo professor, é o foco e a ferramenta principal no estudo dos conceitos desenvolvidos nas aulas de Matemática. Para este estudo, além de um embasamento teórico, o projeto foi aplicado na prática numa Escola de Ensino Fundamental. O uso da Linguagem LOGO na construção de projetos em ambiente LOGO favorece a aprendizagem significativa de conceitos matemáticos nas aulas, no nosso caso, do Ensino Fundamental. Neste relato são abordados conceitos como rotinas periódicas, geometria plana, trigonometria, teorema de Pitágoras, números Irracionais e formulações algébricas. A proposta metodológica é trasndisciplinar, exigindo uma aproximação e o entrelaçamento de diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, requer e instaura uma contextualização dos conteúdos escolares com o mundo do aluno vivenciado fora da aula, o que contribui significativamente para a aprendizagem de conceitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

MOLTER, Alexandre; KRIESANG, Vanderlei. LINGUAGEM LOGO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FORMA DIFERENCIADA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 7, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2233. Acesso em: 28 out. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 312

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.