LINGUAGEM LOGO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FORMA DIFERENCIADA.
Palavras-chave:
Educação matemática, Linguagem LOGO, informática educativa, programação, interação, projetos.Resumo
Este trabalho quer contribuir na construção e aplicação de conceitos (conteúdos) de Matemática em sala de aula, especialmente no Ensino Fundamental e Médio. A Linguagem de Programação LOGO, atualmente muito pouco usada pelo professor, é o foco e a ferramenta principal no estudo dos conceitos desenvolvidos nas aulas de Matemática. Para este estudo, além de um embasamento teórico, o projeto foi aplicado na prática numa Escola de Ensino Fundamental. O uso da Linguagem LOGO na construção de projetos em ambiente LOGO favorece a aprendizagem significativa de conceitos matemáticos nas aulas, no nosso caso, do Ensino Fundamental. Neste relato são abordados conceitos como rotinas periódicas, geometria plana, trigonometria, teorema de Pitágoras, números Irracionais e formulações algébricas. A proposta metodológica é trasndisciplinar, exigindo uma aproximação e o entrelaçamento de diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, requer e instaura uma contextualização dos conteúdos escolares com o mundo do aluno vivenciado fora da aula, o que contribui significativamente para a aprendizagem de conceitos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.









