Sequência Fedathi para a Formação de Professores de Matemática: simetrias de triângulos mediados pelo GeoGebra
Palavras-chave:
Grupos de Simetrias, GeoGebra, Visualização, Formação docenteResumo
Este artigo apresenta uma proposta didática para o ensino de simetrias do triângulo equilátero, fundamentada na Teoria dos Grupos e na metodologia da Sequência Fedathi. O foco está na exploração das propriedades algébricas de rotações e reflexões mediadas pelo software GeoGebra, com vistas à formação continuada de professores de Matemática e à formação inicial em cursos de graduação. A proposta visa favorecer a visualização, compreensão conceitual e articulação entre Geometria e Álgebra. A abordagem fundamenta-se também na Teoria da Objetivação, destacando o papel ativo do professor na construção do conhecimento. Espera-se que a experiência descrita contribua para o fortalecimento do raciocínio abstrato por meio de representações visuais e interativas.
Downloads
Referências
ALVES, F. R. V.; CATARINO, P. M. M. C. Engenharia Didática de Formação (EDF): Repercussões para a Formação do Professor de Matemática no Brasil. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 18, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1849. Acesso em: 18 abr. 2025.
ARMSTRONG, M. A. Groups and Symmetry. New York: Springer-Verlag, 1988.
BORGES NETO, H. Sequência Fedathi: Fundamentos. Curitiba: CRV, 2018.
BRAGA, D. B. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
COTTON, F. A. Chemical Applications of Group Theory. 3. ed. Texas: Wiley, 1990.
COXETER, H. S. M. Regular Polytopes. 3. ed. New York: Dover Publications, 1973.
DUMMIT, D. S.; FOOTE, R. M. Abstract Algebra. 3. ed. Hoboken: Wiley, 2004.
EVES, H. Introdução à história da matemática. São Paulo: Editora Unicamp, 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
HOHENWARTER, M.; HOHENWARTER, J.; KREIS, Y.; LAVICZA, Z. Teaching and learning calculus with free dynamic mathematics software GeoGebra. In: Proceedings of the 11th International Congress on Mathematics Education, Monterrey, México, 2008. p. 1629-1636.
RADFORD, L. The progressive development of early embodied algebraic thinking. Mathematics Education Research Journal, v. 26, n. 2, p. 257-277, 2014.
RADFORD, L. A teoria da objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em educação matemática. In: MORETTI, V. D.; CEDRO, W. L. Educação Matemática e a e a Teoria Histórico-Cultural: Um olhar sobre as pesquisas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2017, p. 299-261.
RADFORD, L. Saber, aprendizaje y subjetivaciòn en la teoría de objetivaciòn. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., p. 27-29, jun. 2018, Belém. Anais [...]. Belém: SBEM-PA, 2018. Disponível em: https://www.luisradford.ca/pub/Anais%20-%20Conferencia%20-%20Abertura.pdf. Acesso em: 16 jul. 2024.
RADFORD, L. La ética en la teoría de la objetivación. In: RADFORD, L.; SILVA ACUÑA, M. (eds.). Ética: Entre educación y filosofia. Bogotá: Universidad de los Andes, 2021. p. 107-141.
RADFORD, L. La teoría de la objetivaciòn: una perspectiva vygotskiana sobre saber y devenir en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Bogotá: Uniandes, 2023.
SANTIAGO, P. V. da S.; ALVES, F. R. V. Math for olympiad: a didactic proposal for high school from the perspective of the international mathematical olympiad. Journal of Advanced Sciences and Mathematics Education, v. 2, n. 2, p. 97-108, 2022. Disponível em: https://journal.foundae.com/index.php/jasme/article/view/135. Acesso em: 21 jul. 2024.
SANTIAGO, P. V. da S.; ALVES, F. R. V.; SANTOS, M. J. C. dos. Symmetry Groups mediated by GeoGebra in the Training of Mathematics Teachers in rural schools. Global Scientific and Academic Research Journal of Education and literature, v. 3, p. 30-35, 2025. Disponível em: https://gsarpublishers.com/abstract-1479/. Acesso em: 18 abr. 2025.
SANTOS, M. J. C. dos. A formação do professor de matemática: metodologia Sequência Fedathi (SF). Revista Lusófona de Educação, v. 38, p. 81-96, 2017. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6261. Acesso em: 23 jun. 2024.
SHUBNIKOV, A. V.; KOPTSIK, V. A. Symmetry in Science and Art. New York: Plenum Press, 1974.
SOUSA, R. T. de; ALVES, F. R. V.; AIRES, A. P. F. O GeoGebra no ensino de Álgebra Abstrata: uma abordagem dos grupos diedrais via Engenharia Didática. Ciência & Educação (Bauru), v. 30, e24030, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320240030. Acesso em: 20 abr. 2025.
SOUSA, R. T. de; ALVES, F. R. V.; AIRES, A. P. F. O cubo mágico e o GeoGebra: uma exploração visual de grupos de permutação. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 13, n. 3, p. 027–044, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p027-044. Acesso em:18 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo Vitor da Silva Santiago, Francisco Régis Vieira Alves, Maria José Costa dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.