SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA NO CONTEXTO DA OBMEP: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE MATEMÁTICA DO IFCE
Keywords:
OBMEP, Engenharia Didática, Teoria das Situações Didáticas, Geometria Plana.Abstract
Este artigo abordou uma proposta de ensino cujo objetivo foi a apresentação de uma metodologia de ensino com base na Teoria das Situações Didáticas (TSD). A proposta segue o modelo da TSD, com o uso de Problemas Olímpicos (PO) e o software GeoGebra, para a adaptação desses problemas. A investigação se estruturou na Engenharia Didática (ED) em complemento com a TSD e o software GeoGebra, recurso tecnológico capaz de auxiliar o estudante na visualização e modelização das figuras. O relato de experiência foi realizado com alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e os dados foram coletados por meio de fotos, diálogos e escritos dos alunos. Os resultados foram satisfatórios no diz respeito ao uso do GeoGebra e à autonomia dos estudantes na construção dos saberes matemáticos. Concluímos que a proposta apresentada difere das metodologias tradicionais, nas quais o professor se posiciona como detentor do conhecimento, e nesse caso, o aluno se torna protagonista da sua aprendizagem.
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