UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS
Keywords:
Ensino de geometria, Ludicidade, Anos inicias, Tarefas de ensino, Pensamento e linguagem geométricosAbstract
Este trabalho é um relato de uma experiência de ensino de geometria, desenvolvido em uma turma de 5º Ano de uma escola pública federal da cidade de Goiânia, Goiás. O objetivo deste relato é refletir sobre os impactos do desenvolvimento de uma proposta pedagógica sobre o pensamento e a linguagem geométrica dos estudantes dos anos iniciais. Propomos, no presente trabalho, uma metodologia de ensino baseada na ludicidade que foi desenvolvida por meio da utilização de diversos materiais didáticos. Com o desenvolvimento da proposta verificamos que houve um aumento da interação e socialização na sala de aula entre os estudantes e as professoras regentes. Além disso, destacamos que ocorreu uma boa compreensão das ideias geométricas por parte da grande maioria dos estudantes.Downloads
References
LOBO, J.; BAYER, A. O Ensino de Geometria no Ensino Fundamental. Acta Scientiae, v.6, n.1, p.19-26, jan./jun., 2004.
LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.
LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2008.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2009. p. 3-38.
MOURA, M. O. et al. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, v.10, n.29, p.205-229, 2010.
PAVANELLO, R. M. Por que ensinar/aprender Geometria? Encontro Paulista de Educação Matemática, 7, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 2004.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetike, v. 1, n. 1, p.7-17, 6 dez. 2009.
WALKER. W; SCHATTSCHNEIDER, D. Caleidociclos de M. C. Escher. Taschen Editora, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.