Efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio:análise pragmático-cognitiva Análise Pragmático-Cognitiva

Autores

10.37001/recem.v2i3.3630

Palavras-chave:

Pragmática Cognitiva, Conciliação de Metas, Relevância, Registros de Representação Semiótica, Sistemas Lineares

Resumo

Analisamos neste artigo, a partir de uma abordagem pragmático-cognitiva, efeitos dos registros algébrico, linguístico e pictórico na ordem e na mobilização de estratégias de resolução de sistemas lineares possíveis e determinados. Usando as noções teóricas de registros de representação semiótica, relevância e conciliação de metas, realizamos um experimento de caráter exploratório, propondo que estudantes do primeiro ano do ensino médio resolvessem três sistemas nesses registros e, em seguida, aplicando um protocolo verbal para investigar a ordem e os métodos de resolução. As evidências sugerem predileção pelos registros pictórico e linguístico, desempenho superior nesses registros, ainda que insuficiente, e mobilização abdutiva de estratégias menos que formais com diferentes níveis de desempenho de conhecimentos matemáticos, incluindo soluções criativas ad hoc.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio José Rauen, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

    Fábio José Rauen possui graduação em Letras Português/Inglês pela Fundação Educacional do Norte Catarinense (1986), mestrado (1990) e doutorado (1996) em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente, é docente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina ? Unisul. Tem experiência na área de Linguística, atuando no campo da Pragmática Cognitiva como especialista em Teoria da Relevância e como proponente da Teoria de Conciliação de Metas; e na área de Metodologia Científica e da Pesquisa, atuando como especialista em Redação Acadêmica.

  • Guilherme Rossi de Melo, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

    Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2020), possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2020). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Santa Catarina.

Referências

DANTE, L. R. Teláris matemática. 8º ano: ensino fundamental, anos finais. 3. ed. São Paulo: Ática, 2018.

DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Aprendizagem da compreensão em matemática: registros de representação semiótica. 4. ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 11-33.

DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Trad. de Lênio Fernandes Levy. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

DUVAL, R. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: PROEM, 2011.

DUVAL, R.; MORETTI, M. T. (Trad.). Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 266-297, dez. 2012. Disponível em: https://bit.ly/2ZjytzE. Acesso em: 1 jun. 2019.

ERICSSON, K. A.; SIMON, H. A. Protocol Analysis: Verbal Reports as Data. Cambridge: MIT Press, 1993.

JASPERS, M. W. M.; STEEN, T.; VAN DEN BOS, C.; GEENEN, M. The think aloud method: a guide to user interface design. International Journal of Medical Informatics, v. 73, p. 781-795, 2004.

MARCUS, G. Kluge: a construção desordenada da mente humana. Campinas: Ed. da Unicamp, 2010.

MELO, G. R. de. Análise pragmático-cognitiva de efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão, 2020.

RAUEN, F. J. For a Goal Conciliation Theory: Ante-Factual Abductive Hypotheses and Proactive Modelling. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 14, n. 13, p. 188-204, set./dez. 2014.

RAUEN, F. J. Roteiros de iniciação científica: os primeiros passos da pesquisa científica, desde a concepção, até a produção e a apresentação. Palhoça: Ed. da Unisul, 2015.

SPERBER, D.; WILSON, D. Relevance: Communication & Cognition. 2nd. ed. Oxford: Blackwell, 1995. [1st. ed. 1986].

Downloads

Publicado

2023-10-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio:análise pragmático-cognitiva Análise Pragmático-Cognitiva. Revista Catarinense de Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–20, 2023. DOI: 10.37001/recem.v2i3.3630. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/recem/article/view/3630. Acesso em: 20 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 33

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.