Efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio:análise pragmático-cognitiva Análise Pragmático-Cognitiva
Palavras-chave:
Pragmática Cognitiva, Conciliação de Metas, Relevância, Registros de Representação Semiótica, Sistemas LinearesResumo
Analisamos neste artigo, a partir de uma abordagem pragmático-cognitiva, efeitos dos registros algébrico, linguístico e pictórico na ordem e na mobilização de estratégias de resolução de sistemas lineares possíveis e determinados. Usando as noções teóricas de registros de representação semiótica, relevância e conciliação de metas, realizamos um experimento de caráter exploratório, propondo que estudantes do primeiro ano do ensino médio resolvessem três sistemas nesses registros e, em seguida, aplicando um protocolo verbal para investigar a ordem e os métodos de resolução. As evidências sugerem predileção pelos registros pictórico e linguístico, desempenho superior nesses registros, ainda que insuficiente, e mobilização abdutiva de estratégias menos que formais com diferentes níveis de desempenho de conhecimentos matemáticos, incluindo soluções criativas ad hoc.
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