Sobre o livro “Semiose e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagem intelectual” de Raymond Duval - estudo hermenêutico do capítulo VI
Palavras-chave:
Segmentação. , Recontextualização. , Situação de leitura. , Compreensão de enunciados.Resumo
Este artigo discute as contribuições de Raymond Duval para a compreensão de textos no ensino e aprendizagem da matemática. A partir da Teoria dos Registros de Representações Semiótica, Raymond Duval propõe que compreender um texto matemático vai além da decodificação linguística, exigindo operações cognitivas complexas como a segmentação e a recontextualização, bem como o uso de representações não discursivas. Nesta produção, baseada no capítulo VI dos livros Sémiosis et pensée humaine (1995) e Semiosis y Pensamiento Humano (2004), de Raymond Duval, são apresentados conceitos de operações que perpassam a compreensão de textos e exemplos de como essas operações podem se manifestar em sala de aula, destacando a importância das funções discursivas e metadiscursivas na produção de significados matemáticos.
Downloads
Referências
Duval, R. Semiósis et pensée humaine: registres semiótiques et apprentissages intellectuels (led.) Peter Lang, 1995.
Duval, R. Conversion et articulation des représentations analogiques. Seminaires de Recherche, IUFM Nord Pas de Calais, 1999.
Duval, R. Los Problemas Fundamentales en el Aprendizaje de las Matemáticas y las Formas Superiores en el Desarrollo Cognitivo. Tradução de Myriam Vega Restrepo. Edição e impressão: Cali – Colombia, 2001.
Duval, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: Machado, S. D. A. (org.). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas, SP: Papirus, 2003.
Duval, R. Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Traduccion: Myriam Veja Restreppo, 2004.













