Da menção honrosa ao destaque com ênfase: transformações no modelo de premiação das Feiras de Matemática
Palavras-chave:
Feiras de Matemática. Avaliação formativa. Premiação com critério específico. Educação Matemática.Resumo
As Feiras de Matemática consolidaram-se como espaços de socialização de saberes, valorização das práticas pedagógicas e formação docente. Ao longo dos anos, o processo de avaliação de trabalhos nas Feiras apresentou importantes avanços no sentido de reconhecer as potencialidades de cada trabalho. Com objetivo de contribuir com a minimização da lógica competitiva e promover um ambiente mais acolhedor, a partir de 2019, a Feira Regional de Matemática da região de Blumenau adotou a premiação de todos os trabalhos como “Destaque com ênfase em um aspecto”. Este artigo analisa essa mudança com base em entrevistas com professores orientadores. Os relatos indicam que a premiação com indicação de destaque contribui para a motivação dos participantes e atua como uma forma de retorno pedagógico com potencial formativo. Os professores entrevistados destacaram que esse modelo favorece o reconhecimento das singularidades de cada trabalho, promovendo uma valorização que respeita as diferentes formas de participação e expressão do conhecimento matemático. Conclui-se que esse processo de premiação está alinhado aos princípios das Feiras de Matemática, ao se configurar como de devolutiva pedagógica, evidenciando as potencialidades de cada trabalho e contribuindo com orientações que favorecem sua continuidade e aperfeiçoamento.
Downloads
Referências
BIEMBENGUT, M. S.; ZERMIANI, V. J. Feiras de Matemática: história das ideias e ideias da história. Blumenau: Lagere/Nova Letra, 2014.
CIVIERO, P. A. G.; POSSAMAI, J. P.; ANDRADE FILHO, B. M. de. Avaliação nas Feiras de Matemática: processo de reflexão e cooperação. In: HOELLER, S. A. de O. et al (Orgs). Feiras de matemática: percursos, reflexões e compromisso social. Blumenau/IFC, 2015.
FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA, 35, 2019, Campos Novos, SC. Anais... Campos Novos, SC: 2019.
FURB. Feiras de Matemática. Disponível em: https://www.furb.br/web/3335/feiras-de-matematica/feiras-de-matematica#:~:text=O%20que%20s%C3%A3o%20Feiras%20de,pessoas%20da%20comunidade%2C%20do%20Brasil.
OLIVEIRA, F. P. Z.; CIVIERO, P. A. G.; GUERRA, L. L. Avaliação nas Feiras de Matemática como processo de formação de professores. Dynamis (FURB. ONLINE), v. 25, p. 18, 2019.
SILVA, V. C. da. Narrativas de professoras que ensinam matemática na região de Blumenau (SC): sobre as feiras catarinenses de matemática e as práticas e e concepções sobre ensino e aprendizagem de matemática. 2014. 321 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2014.
SILVA, V. C. da.; SILVA, A. V. da; CIVIERO, P. A. G.; POSSAMAI, J. P. Módulo 9–Avaliação na e da Feira de Matemática. Curso Nacional de Formação para Feiras de Matemática. 2018. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/feiradematematica/curso.html. Acesso em: 22 Jul. 2025.
SILVA, V. C. ; POSSAMAI, J. P. Avaliação dos trabalhos nas Feiras de Matemática: uma atividade colaborativa e processual. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 14, p. 106-120, 2019. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/190/189. Acesso em: 25 jul. 2025.
ZERMIANI, V. J. Histórico das Feiras Catarinenses de Matemática. Revista Catarinense de Educação Matemática, Blumenau, v. 1. n.1, p. 10-17, 1996.
ZERMIANI, V. J.; OLIVEIRA, F. P. Z; SANTOS, A. F. dos. Módulo 2-Histórico das Feiras de Matemática. Curso Nacional de Formação para Feiras de Matemática.2018. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/feiradematematica/curso.html. Acesso em: 22 Jul. 2025.













