REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE AÇÕES ENVOLVENDO PERSPECTIVA E FOTOGRAFIA

Authors

  • Organdi Mongin Rovetta organdimongin@hotmail.com
    Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva sandrafraga7@gmail.com
    Instituto Federal do Espírito Santo
10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.27-36

Keywords:

Perspectiva, Fotografia, Visualização, Geometria, Ações

Abstract

O presente artigo visa discutir cinco versões de um trabalho envolvendo perspectiva e fotografia, realizado com alunos de 3º ano de Ensino Médio, durante os estudos iniciais de Geometria Espacial. O referido trabalho teve início em 2014, durante a pesquisa de mestrado de uma das autoras deste texto e, desde então, vem sendo aprimorado e subsidiando novas versões. Além de apresentar resultados dos trabalhos realizados, pontuamos novas abordagens que começam a ser construídas a partir do estudo da Teoria Histórico Cultural, porém as versões até então desenvolvidas, fundamentaram-se nos estudos de Gutiérrez sobre a importância da visualização para o ensino de Geometria. Compreendemos que a fotografia estabelece relação com aspectos de visualização e representação geométrica, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem de geometria, bem como ressaltamos a importância do movimento de decomposição que parte do espaço, para a apropriação de conceitos geométricos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-11-09

How to Cite

ROVETTA, Organdi Mongin; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da. REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE AÇÕES ENVOLVENDO PERSPECTIVA E FOTOGRAFIA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 21, 2020. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.27-36. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2131. Acesso em: 27 oct. 2025.

Similar Articles

1-10 of 169

You may also start an advanced similarity search for this article.