REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE AÇÕES ENVOLVENDO PERSPECTIVA E FOTOGRAFIA
Palavras-chave:
Perspectiva, Fotografia, Visualização, Geometria, AçõesResumo
O presente artigo visa discutir cinco versões de um trabalho envolvendo perspectiva e fotografia, realizado com alunos de 3º ano de Ensino Médio, durante os estudos iniciais de Geometria Espacial. O referido trabalho teve início em 2014, durante a pesquisa de mestrado de uma das autoras deste texto e, desde então, vem sendo aprimorado e subsidiando novas versões. Além de apresentar resultados dos trabalhos realizados, pontuamos novas abordagens que começam a ser construídas a partir do estudo da Teoria Histórico Cultural, porém as versões até então desenvolvidas, fundamentaram-se nos estudos de Gutiérrez sobre a importância da visualização para o ensino de Geometria. Compreendemos que a fotografia estabelece relação com aspectos de visualização e representação geométrica, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem de geometria, bem como ressaltamos a importância do movimento de decomposição que parte do espaço, para a apropriação de conceitos geométricos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.