REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE AÇÕES ENVOLVENDO PERSPECTIVA E FOTOGRAFIA
Palabras clave:
Perspectiva, Fotografia, Visualização, Geometria, AçõesResumen
O presente artigo visa discutir cinco versões de um trabalho envolvendo perspectiva e fotografia, realizado com alunos de 3º ano de Ensino Médio, durante os estudos iniciais de Geometria Espacial. O referido trabalho teve início em 2014, durante a pesquisa de mestrado de uma das autoras deste texto e, desde então, vem sendo aprimorado e subsidiando novas versões. Além de apresentar resultados dos trabalhos realizados, pontuamos novas abordagens que começam a ser construídas a partir do estudo da Teoria Histórico Cultural, porém as versões até então desenvolvidas, fundamentaram-se nos estudos de Gutiérrez sobre a importância da visualização para o ensino de Geometria. Compreendemos que a fotografia estabelece relação com aspectos de visualização e representação geométrica, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem de geometria, bem como ressaltamos a importância do movimento de decomposição que parte do espaço, para a apropriação de conceitos geométricos.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









