REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE AÇÕES ENVOLVENDO PERSPECTIVA E FOTOGRAFIA

Autores/as

  • Organdi Mongin Rovetta organdimongin@hotmail.com
    Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva sandrafraga7@gmail.com
    Instituto Federal do Espírito Santo
10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.27-36

Palabras clave:

Perspectiva, Fotografia, Visualização, Geometria, Ações

Resumen

O presente artigo visa discutir cinco versões de um trabalho envolvendo perspectiva e fotografia, realizado com alunos de 3º ano de Ensino Médio, durante os estudos iniciais de Geometria Espacial. O referido trabalho teve início em 2014, durante a pesquisa de mestrado de uma das autoras deste texto e, desde então, vem sendo aprimorado e subsidiando novas versões. Além de apresentar resultados dos trabalhos realizados, pontuamos novas abordagens que começam a ser construídas a partir do estudo da Teoria Histórico Cultural, porém as versões até então desenvolvidas, fundamentaram-se nos estudos de Gutiérrez sobre a importância da visualização para o ensino de Geometria. Compreendemos que a fotografia estabelece relação com aspectos de visualização e representação geométrica, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem de geometria, bem como ressaltamos a importância do movimento de decomposição que parte do espaço, para a apropriação de conceitos geométricos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2020-11-09

Cómo citar

ROVETTA, Organdi Mongin; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da. REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE AÇÕES ENVOLVENDO PERSPECTIVA E FOTOGRAFIA. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 21, 2020. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.27-36. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2131. Acesso em: 28 oct. 2025.

Artículos similares

1-10 de 169

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.