EUCLIDES E O CÁLCULO DE ÁREAS DE REGIÕES POLIGONAIS

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas leivasjc@terra.com.br
    Prof. Aposentado da Fundação Universidade Federal do Rio Grande Prof. da Universidade Luterana do Brasil - Canoas - Aluno de Doutorado - Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

representação semiótica, áreas de regiões poligonais, construções geométricas

Resumo

o trabalho tem a intenção de discutir, mesmo que superficialmente, as representações semióticas de Duval. particularmente no que diz respeito às unidades constitutivas de uma figura geométrica limitada externamente por uma linha poligonal fechada qualquer cuja área se quer determinar. Explora representações geométricas de média aritmética, média geométrica e utiliza ainda o teorema de Pitágoras para obter a reconfiguração da figura original em termos da área total. É feita evocação aos Elementos de Euclides no que diz respeito à forma como utilizava a decomposição da figura para a obtenção da área. Os aspectos geométricos relacionados à visualização de figuras para a equivalência de áreas das unidades decompostas constituem um ponto fundamental do trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

PINTO LEIVAS, José Carlos. EUCLIDES E O CÁLCULO DE ÁREAS DE REGIÕES POLIGONAIS. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 8, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2211. Acesso em: 31 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 402

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.