ESTIMULANDO CULTURA GEOMÉTRICA PARA A ESCOLA BÁSICA
Keywords:
cultura geométrica, sistema axiomático, construções geométricas, modelos de geometria, ângulos.Abstract
O artigo procura abordar outros aspectos de geometria além da euclidiana, buscando fornecer alguns elementos que proporcionem uma base cultural geométrica mais ampla ao professor que atua na escola básica. É lançado o conceito de cultura, discutido por Raymond Wilder, buscando conexão com aquele necessário para a geometria. No artigo são apresentados aspectos axiomáticos em modelos de geometrias não euclidianas de forma comparativa com o euclidiano, bem como uma caracterização do que seja um sistema axiomático e ensaiados modelos de tais sistemas em geometrias não euclidianas, que podem ser enriquecedores para as atividades do professor. Uma caracterização de ângulos é feita com base nos modelo euclidiano e não euclidianos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-10-26
Issue
Section
Memória
License
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
How to Cite
PINTO LEIVAS, José Garfos. ESTIMULANDO CULTURA GEOMÉTRICA PARA A ESCOLA BÁSICA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 7, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2236. Acesso em: 11 jul. 2025.