UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM MATEMÁTICA PROMOVENDO UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O CONSUMO DA ÁGUA
Keywords:
Modelagem Matemática, Criticidade, Reflexão, Consumo da águaAbstract
Neste artigo descrevemos e analisamos uma experiência em um ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática, em uma turma de sexto ano de uma escola pública de ensino fundamental. A pesquisa possui caráter qualitativo e a questão que norteou nosso estudo foi “Como a matemática é vista pelos alunos quando trabalhado o tema água e seu consumo?”. O objetivo foi proporcionar um ambiente de reflexão crítica sobre a questão da água, seu consumo e desperdício, evidenciando a relação do conteúdo de ciências com a matemática. Por fim, observamos que a criticidade foi promovida por meio da matemática e possibilitou, dessa forma, o entendimento da relação entre ela e o tema estudado.Downloads
References
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio Janeiro: ANPED, 2001b. 1 CD-ROM.
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, Salvador, v. 4, p. 73- 80, 2004.
BARBOSA, J. C. Integrando Modelagem Matemática nas práticas pedagógica. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 26, p. 17-25, 2009.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução M. J. Alvarez, S. B. Santos e T. M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. 329p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 1992.
CALDEIRA, A. D. Modelagem Matemática: um outro olhar. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Alexandria, v. 2, n. 2, p. 33-54, 2009.
FIORENTINI, D., LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: Percursos Teóricos e Metodológicos. 1ª. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
PONTE, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM. p. 11-34).
SANT’ANA, A. A.; SANT’ANA, M. F. Uma experiência com a elaboração de perguntas em Modelagem Matemática. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6. Anais... Londrina: SBEM, 2009. p. 1-13. 1 CD-ROM.
SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









