SOFTWARE GRAFEQ E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA APRENDIZAGEM DE INEQUAÇÕES

Authors

10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.151-160

Keywords:

Tecnologias Digitais na Educação Matemática, Registros de Representação Semiótica, GrafEq, Inequações

Abstract

O presente artigo traz um recorte da pesquisa do trabalho de conclusão de curso da primeira autora, que foi orientada pela segunda autora. A pesquisa teve sustentação teórica na teoria de Raymond Duval sobre os Registros de Representação Semiótica e em outros autores que discursam sobre o potencial tecnológico na aprendizagem de Matemática. Buscou-se analisar as contribuições do GrafEq na aprendizagem de inequações, elaborando atividades que foram aplicadas a uma turma de estudantes do 3º ano do Ensino Médio em uma escola estadual de Porto Alegre. O objetivo da investigação, que tem metodologia qualitativa, foi verificar como os estudantes transitam entre os registros algébrico e gráfico no processo de compreensão de inequações. Os resultados apontam que o software GrafEq apresenta bom potencial para os alunos compreenderem diferentes objetos matemáticos e suas múltiplas representações, visualizarem as representações de inequações no plano cartesiano e construírem a aprendizagem matemática por meio da versatilidade do software.

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Author Biographies

  • Juliana Paim Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
    Graduanda em Licenciatura em Matemática - UFRGS
  • Márcia Rodrigues Notare, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
    Professora do Departamento de Matemática Pura e Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS. Docente dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT-UFRGS) e Informática na Educação (PPGIE-UFRGS)

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Published

2020-11-09

How to Cite

ROCHA, Juliana Paim; NOTARE, Márcia Rodrigues. SOFTWARE GRAFEQ E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA APRENDIZAGEM DE INEQUAÇÕES. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 21, 2020. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.151-160. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2352. Acesso em: 11 jul. 2025.

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