VALIDAÇÃO DA ESCALA DE CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO LETRAMENTO ESTATÍSTICO
Keywords:
Crença de autoeficácia, letramento estatísticoAbstract
Este artigo visa a apresentação e validação de uma escala de autoeficácia utilizada na análise das relações existentes entre as crenças de autoeficácia e o desempenho de estudantes em letramento estatístico. Participaram 328 estudantes, sendo 163 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 165 da 3ª série do Ensino Médio. Pelas propriedades psicométricas de validade e confiabilidade analisadas com o software IBM SPSS Statistics 23.0, foi obtido o valor 0,777 para o coeficiente alpha de Cronbach e isto indica que a escala possui uma consistência interna adequada. Esse instrumento de coleta de dados é composto por sete itens, que podem ser expressos por dois fatores. A sua validade, submetida à análise fatorial, indicou que seus fatores explicam, aproximadamente, 63% da variância dos dados. Portanto, a escala de crença de autoeficácia para o desenvolvimento do letramento estatístico foi validada no sentido de ter a garantia de se medir o que se espera.Downloads
References
AZZI, R.G.; GUERREIRO-CASANOVA, D.C.; DANTAS, M.A. Autoeficácia acadêmica: percepções de estudantes brasileiros. In: AZZI, R.G.;VIEIRA, D.A. (orgs.). Crenças de eficácia em contexto educativo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014. v.2, p. 67-83. (Série Teoria social cognitiva em contexto educativo, v.2).
BANDURA, A. Self-efficacy (1994). In: RAMACHAUDRAN, V.S. (org.). Encyclopedia of human behavior. New York: Academic Press, 1994. v.4, p.71-81.
__________. Guide for constructing self-efficacy scales. In: PAJARES, F.;URLAN, T. (orgs.). Self-efficacy beliefs of adolescents. Greenwich: Information Age Publishing, 2006. v.5, p. 307-337.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2019.
CAZORLA, I.M. A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
GAL, I. Adults’ statistical literacy: meanings, components, responsibilites. International Statistical Review, v.70, n,1, p.1-50. 2002.
_____. (2019). Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: CONGRESO INTERNACIONAL VIRTUAL DE EDUCACÍON ESTADÍSTICA, 3., 2019, Granada. Anais do III Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística...Granada: Universidade de Granada, 2019. 15p. Disponível em: <http://www.ugr.es/local/fqm126/civeest.html>. Acesso em: 12 ab.2020.
HAIR JUNIOR, J.F.; BLACK, W.C.; BABIN, B.J.; ANDERSON, R.E.; TATHAM, R.L. Análise Multivariada de Dados. Tradução de Adonai Schlup Sant'Anna. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
IBM SPSS. Statistics 23 Documentation. 2018. Disponível em: <https://www.ibm.com/support/pages/ibm-spss-statistics-23-documentation#en>. Acesso em: 12 ab.2020.
OLIVEIRA, P.C.; MACEDO, P.C. Gráfico de setores: implicações dos registros de representação semiótica para o letramento estatístico. Educação Matemática em Revista, v.23, p.118-131, 2018.
POLYDORO, S.A.J.; GUERREIRO-CASANOVA, D.C. Escala de autoeficácia acadêmica para o ensino médio: busca de evidências psicométricas. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v.6, n.1, p. 36-53, 2015.
VENDRAMINI, C.M.M. (2000). Implicações das atitudes e das habilidades matemáticas na aprendizagem dos conceitos de estatística. 2000. 249p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









