GT09 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

Imprimir
Categoria: Grupo de Trabalho
Data de publicação Escrito por Webmaster

COORDENADORA

Sandra Magina - UESC –  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

EMENTA

O Grupo de Trabalho Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática - GT 9 - faz parte dos mais antigos GTs criados no SIPEM. Foi constituído já o 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEM - realizado em Serra Negra, em 2000. Naquela ocasião o GT foi coordenado por Monica Rabello, Romulo Lins e Jorge Falcão. Na apresentação do grupo, (disponível no livro resumo do I SIPEM, p. 347) é enfatizado que "De modo amplo, considera-se, hoje em dia, que os aspectos linguísticos e cognitivos dos processos da Educação Matemática são de essencial interesse para os profissionais da área, professores e pesquisadores, por exemplo". Os coordenadores vão além, explicando que esses aspectos se referem à própria organização de teorias e modelos explicativos de tais processos.

Fazendo-se presente nas sete edições do SIPEM, o GT9, em 2021, alcança sua maioridade, com os mesmos objetivos que motivaram sua formação. Ao longo deste período o grupo funcionou ora com um número expressivo de participantes, ora com um número reduzido, mas sempre marcando sua existência no seio da SBEM. Desde sua concepção, o GT 9 acolhe pesquisas de diferentes filiações teóricas e opções metodológicas, realizadas com participantes de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Essa diversidade tem gerado discussões preciosas sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática em contextos diversos, com destaque para os escolares, sempre considerando os processos cognitivos e linguísticos que constituem essas instâncias.

MEMBROS

Alina Galvão Spinillo (UFPE) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Aiana Silveira Bilhalva (FURG) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Airton Carrião Machado (UFMG) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Amarildo Melchiades da Silva (UFJF) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Antonio César N. Teixeira (UFSB) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Barbara Cristina Pasa (UFFS) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Cecilia Pereira De Andrade (IFSP) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Egidio Rodrigues Martins (IFNMG) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ernani Martins dos Santos (UPE) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fabiane G. V. Marcondes (IFSP) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Janete Bolite Frant (UFRJ) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Juliana F. Gomes da Silva (UFPE) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luiz Carlos Leal Junior (IFSP) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maanaín Rodrigues de Sousa (UFPE) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Méricles Thadeu Moretti (UFSC) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Neila Tonin Agranionih (UFPR) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rita de Cassia de S. S. Ramos (UFPel) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rogeria Viol Ferreira Toledo (IFMG) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ronaldo Barros Ripardo (UNIFESSPA) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Sintria Labres Lautert (UFPE) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Vanessa Sena Tomaz (UFMG) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Vera Lucia Merlini (UESC) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

GRUPOS DE PESQUISA LIDERADOS POR MEMBROS

NUPPEM: Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática
https://www.youtube.com/c/NUPPEMUFPE
Instagram:  @nuppem_ufpe
Líderes: Alina Spinillo & Sintria Lautert


RePARe: Reflexão, Planejamento, Ação,Reflexão em Educ Matemática
Instagram: @repare_uesc
Líderes: Sandra Magina & Vera Merlini


GPEMS: Grupo de Pesquisa Educação, Matemática e Subjetividades
https://sites.google.com/view/gpems/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0
Líderes: Luiz Carlos Leal Jr. & Egídio Rodrigues Martins


NEPEJA: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0207475995802419
Líderes: Waldênia Leão de Carvalho & Ernani Martins dos Santos

Prolem: Processos Linguísticos em Educação Matemática
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/771410
Instagram: @prolem
Portal: https://prolem.unifesspa.edu.br
Líderes: Ronaldo Barros Ripardo & Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.