GT06 – Educação Matemática: Novas Tecnologias e Educação a Distância
COORDENADOR
Rony Cláudio de Oliveira Freitas – IFES -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
VICE-COORDENADORES
Alexandre Rodrigues de Assis – SEEDUC/RJ -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rhômulo Oliveira Menezes – SEDUC/PA -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
EMENTA
O Grupo de Trabalho "Educação Matemática: Novas Tecnologias e Educação a Distância" (GT 06) foi instituído pela Diretoria Nacional da SBEM, durante a gestão de Tânia Campos, no contexto de organização do I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), realizado entre 22 e 25 de novembro de 2000. Inspirado na dinâmica de encontros internacionais, como o Psychology of Mathematics Education (PME) e o International Congress of Mathematics Education (ICME), o evento marcou a criação de Grupos de Trabalho temáticos, considerados fundamentais para estruturar e consolidar a pesquisa em Educação Matemática no Brasil.
Desde sua origem, o GT 06 tem se dedicado ao debate de temas emergentes da Educação Matemática, especialmente aqueles relacionados ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e à Educação a Distância (EaD). Seu objetivo central é fomentar a discussão de pesquisas que investigam o ensino, a aprendizagem e os processos formativos em Matemática, valorizando as articulações entre práticas pedagógicas, recursos digitais e componentes da EaD.
De caráter transversal, o GT 06 dialoga com praticamente todas as temáticas presentes nos demais grupos, contemplando investigações sobre aprendizagem matemática, formação e desenvolvimento profissional de professores, produção de materiais digitais inclusivos, metodologias inovadoras, inserção curricular das TDIC e da EaD, além de estratégias e instrumentos de avaliação mediados por tecnologias.
Ao longo de sua trajetória, o GT 06 contou com diferentes coordenações que, em parceria com seus membros, impulsionaram ações significativas para a área. Entre essas iniciativas, destaca-se o Fórum do GT 06, concebido como espaço privilegiado de socialização e debate crítico de pesquisas sobre o uso de tecnologias no ensino de Matemática, fortalecendo a produção acadêmica e contribuindo para o avanço das reflexões teóricas e práticas nesse campo.
Dando continuidade a essa trajetória, e atento às constantes transformações sociais e tecnológicas, o GT 06 mantém-se em permanente atualização, ampliando seu escopo de investigação para incorporar novas epistemologias digitais e tendências emergentes — como vídeos digitais, inteligência artificial, ambientes virtuais imersivos, recursos de acessibilidade digital e rastreamento ocular no ensino. Contudo, reconhece que essas são apenas algumas entre muitas outras possibilidades que já se anunciam e outras que ainda estão por vir. Assim, o grupo reafirma sua abertura crítica para acolher, analisar e problematizar inovações que impactam a Educação Matemática, sempre preservando como eixo central a articulação entre mediação pedagógica, processos formativos e o uso criativo de tecnologias na constituição de experiências significativas de ensino e aprendizagem.
MEMBROS
Clique aqui para ter acesso aos membros do GT-06, sua vinculação institucional e Grupos de Pesquisa