ESTRUTURAS CONSTRUÍDAS DE FORMA CRIATIVA: CONTRIBUINDO PARA UMA MUDANÇA NO MODO DE PENSAR A GEOMETRIA.

Autores

  • Maria Laura E B. Sampaio laurafsam@optonline.net
    Licenciada em Matemática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Campus Centro, Especialista em Informática na Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação em Ciências e Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave:

Educação Matemática, Fractais, Pensamento complexo.

Resumo

A sociedade contemporânea vive em constante dinamismo, enfrentando problemas que exigem do ser humano observação, imaginação, criatividade e uma mudança na forma de pensar. Ou seja, exige-se do sujeito um pensamento complexo. Considerando esse contexto, o presente trabalho pretende trazer contribuições para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica, contemplando conceitos relativos à geometria. Para tanto, apresenta-se a criação de estruturas fractais, que tem como base um processo iterativo simples, contemplando as principais propriedades que caracterizam e que permitem definir este tipo de objeto. São apresentadas estruturas que, para serem descritas, exigem algo mais do que a geometria euclidiana. Desta maneira, convida-se o leitor a fazer relações com diferentes conceitos matemáticos, tendo em vista a promoção e qualificação da aprendizagem do aluno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

E B. SAMPAIO, Maria Laura. ESTRUTURAS CONSTRUÍDAS DE FORMA CRIATIVA: CONTRIBUINDO PARA UMA MUDANÇA NO MODO DE PENSAR A GEOMETRIA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 7, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2231. Acesso em: 28 out. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 296

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.