Torre de Hanói e resultados prováveis: estudando Probabilidade e Estatística através do lúdico com alunos da Educação Básica
Palabras clave:
Probabilidade. Estatística. Torre de Hanói. Educação Básica.Resumen
O trabalho alicerçado na BNCC, busca promover competências e habilidades da unidade temática Probabilidade e Estatística tais como comunicação, argumentação, raciocínio lógico, pensamento científico, senso estético e autonomia, numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. Objetivando a possibilidade de avaliar e analisar as chances de ocorrência de eventos aleatórios e converter em tabelas e gráficos, apresenta-se o planejamento, aplicação e resultado de 02 atividades divididas em três encontros: apresentação de conceitos fundamentais, jogo Torre de Hanói e construção de gráficos de colunas. A utilização de material concreto, atividades lúdicas e novas práticas em aula despertaram o interesse nesse conteúdo e contribuem para ampliar a visão de o que é matemática por parte dos estudantes.Descargas
Referencias
COLOMBO, J. Registros de representação semiótica, tarefas e análise de dados: articulações em torno do currículo de matemática. 2009. Disponível em: <http://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2009v4n1p90>. Acesso em: 08.09.2019.
DUVAL, R. Registros de representações semióticos e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. São Paulo: Papirus, 2003.
SILVA, A. L. S. da. Teoria de Aprendizagem de Piaget. Info Escola Navegando e Aprendendo, 2007. Sítio Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-piaget/>. Acesso em: 21.09.2019.
VYGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. [S.l.]: Martins Fontes,2000.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.