Torre de Hanói e resultados prováveis: estudando Probabilidade e Estatística através do lúdico com alunos da Educação Básica
Palavras-chave:
Probabilidade. Estatística. Torre de Hanói. Educação Básica.Resumo
O trabalho alicerçado na BNCC, busca promover competências e habilidades da unidade temática Probabilidade e Estatística tais como comunicação, argumentação, raciocínio lógico, pensamento científico, senso estético e autonomia, numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. Objetivando a possibilidade de avaliar e analisar as chances de ocorrência de eventos aleatórios e converter em tabelas e gráficos, apresenta-se o planejamento, aplicação e resultado de 02 atividades divididas em três encontros: apresentação de conceitos fundamentais, jogo Torre de Hanói e construção de gráficos de colunas. A utilização de material concreto, atividades lúdicas e novas práticas em aula despertaram o interesse nesse conteúdo e contribuem para ampliar a visão de o que é matemática por parte dos estudantes.Downloads
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Referências
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Publicado
2020-07-18
Edição
Seção
Artigos Gerais
Licença
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS

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Como Citar
Torre de Hanói e resultados prováveis: estudando Probabilidade e Estatística através do lúdico com alunos da Educação Básica. (2020). Educação Matemática Em Revista - RS, 1(21), 15-22. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2350