Torre de Hanói e resultados prováveis: estudando Probabilidade e Estatística através do lúdico com alunos da Educação Básica

Autores

Palavras-chave:

Probabilidade. Estatística. Torre de Hanói. Educação Básica.

Resumo

O trabalho alicerçado na BNCC, busca promover competências e habilidades da unidade temática Probabilidade e Estatística tais como comunicação, argumentação, raciocínio lógico, pensamento científico, senso estético e autonomia, numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. Objetivando a possibilidade de avaliar e analisar as chances de ocorrência de eventos aleatórios e converter em tabelas e gráficos, apresenta-se o planejamento, aplicação e resultado de 02 atividades divididas em três encontros: apresentação de conceitos fundamentais, jogo Torre de Hanói e construção de gráficos de colunas. A utilização de material concreto, atividades lúdicas e novas práticas em aula despertaram o interesse nesse conteúdo e contribuem para ampliar a visão de o que é matemática por parte dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Domingos Antonio Lopes, Serviço Social da Indústria - SESI/FIERGS
    Mestre em Matemática - PROFMAT
  • Cristiana Andrade Poffal, Universidade Federal do Rio Grande
    Instituto de Matemática, Estatística e Física Matemática
  • Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Matemática, Estatística e Física
    Dra. Matemática Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. 598 p. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>.

COLOMBO, J. Registros de representação semiótica, tarefas e análise de dados: articulações em torno do currículo de matemática. 2009. Disponível em: <http://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2009v4n1p90>. Acesso em: 08.09.2019.

DUVAL, R. Registros de representações semióticos e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. São Paulo: Papirus, 2003.

SILVA, A. L. S. da. Teoria de Aprendizagem de Piaget. Info Escola Navegando e Aprendendo, 2007. Sítio Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-piaget/>. Acesso em: 21.09.2019.

VYGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. [S.l.]: Martins Fontes,2000.

Downloads

Publicado

2020-07-18

Como Citar

Torre de Hanói e resultados prováveis: estudando Probabilidade e Estatística através do lúdico com alunos da Educação Básica. (2020). Educação Matemática Em Revista - RS, 1(21), 15-22. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2350