QUANTAS VIAGENS FAZ A BALSA? RESOLVENDO UM PROBLEMA DE TRANSPORTAR CARROS.
Keywords:
Resolução de Problemas. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Registros figurais e numéricos. Divisão.Abstract
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa de cunho qualitativo realizada com doze estudantes, em uma disciplina ministrada pelo autor, no segundo semestre letivo de 2018. A ação continuada consistiu em utilizar a Metodologia de Resolução de Problemas e alguns aspectos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica em um problema de divisão de números naturais com resto, com vistas à conceituação e preparação para o algoritmo da divisão. O problema de pesquisa foi analisar como os estudantes em formação continuada utilizam a resolução de problemas, aliando registros numéricos e figurais, em um problema de introdução de divisão de números naturais para os Anos Iniciais. A partir da questão de pesquisa, foram analisados os registros dos estudantes quanto à realização da atividade explorando os passos da metodologia: compreender o problema, estabelecer um plano e executá-lo. Buscamos, também, verificar como os participantes mobilizavam os registros numéricos e figurais nas soluções e, por fim, avaliar criticamente a atividade. Concluímos que a população envolvida explora mais, em sua prática profissional, a resolução de problemas por métodos algorítmicos e que há necessidade de realizar práticas como as experienciadas, as quais são essenciais para o ensino e aprendizagem da operação divisão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que pode proporcionar às crianças um envolvimento mais lúdico com a disciplina Matemática.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.