QUANTAS VIAGENS FAZ A BALSA? RESOLVENDO UM PROBLEMA DE TRANSPORTAR CARROS.
Palabras clave:
Resolução de Problemas. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Registros figurais e numéricos. Divisão.Resumen
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa de cunho qualitativo realizada com doze estudantes, em uma disciplina ministrada pelo autor, no segundo semestre letivo de 2018. A ação continuada consistiu em utilizar a Metodologia de Resolução de Problemas e alguns aspectos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica em um problema de divisão de números naturais com resto, com vistas à conceituação e preparação para o algoritmo da divisão. O problema de pesquisa foi analisar como os estudantes em formação continuada utilizam a resolução de problemas, aliando registros numéricos e figurais, em um problema de introdução de divisão de números naturais para os Anos Iniciais. A partir da questão de pesquisa, foram analisados os registros dos estudantes quanto à realização da atividade explorando os passos da metodologia: compreender o problema, estabelecer um plano e executá-lo. Buscamos, também, verificar como os participantes mobilizavam os registros numéricos e figurais nas soluções e, por fim, avaliar criticamente a atividade. Concluímos que a população envolvida explora mais, em sua prática profissional, a resolução de problemas por métodos algorítmicos e que há necessidade de realizar práticas como as experienciadas, as quais são essenciais para o ensino e aprendizagem da operação divisão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que pode proporcionar às crianças um envolvimento mais lúdico com a disciplina Matemática.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.