ANÁLISE DE RESOLUÇÕES DE QUESTÕES EM MATEMÁTICA: AS ETAPAS DO PROCESSO
Keywords:
Análise de conteúdo, Análise de erros, Pensamento algébrico.Abstract
Neste artigo, temos como objetivo apresentar uma metodologia de análise de resoluções de questões de Matemática, fazendo uma analogia com as etapas da análise de conteúdo. São indicados os passos do processo, com um exemplo detalhado de análise e classificação de respostas a uma questão de Álgebra do Ensino Fundamental. A seguir, os dados são interpretados com o apoio de teorias que abordam o sentido de estrutura e os registros de representação semiótica. Finalmente, são sugeridas algumas atividades gerais que podem levar os alunos a desenvolver o pensamento algébrico.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









