O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA FRACIONÁRIA

UM OLHAR A PARTIR DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DO ENSINO

Autores/as

  • Luciana Carrion Viana carrionluciana781@gmail.com
    Universidade Franciscana
  • Luis Sebastião Barbosa Bemme luisbarbosab@yahoo.com.br
    Universidade Franciscana
10.37001/EMR-RS-v.1-n.26-2025.4427

Palabras clave:

Levantamento bibliográfico, pós-graduação, pesquisa, frações.

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar um levantamento bibliográfico, realizado em Mestrados Profissionais na área do ensino, sobre o ensino dos números racionais na forma fracionária nos anos finais do Ensino Fundamental. Tal estudo se caracteriza como qualitativo, sendo que a organização dos dados coletados deu-se a partir da ideia de eixos de análise. Os resultados indicam que, anos finais do Ensino Fundamental o foco está no uso de metodologias ativas de ensino, na utilização dos materiais manipuláveis e de recursos tecnológicos que auxiliem na construção de tais conceitos. Além disso, a pesquisa realizada evidencia que, diante da importância deste conceito, se faz necessário investir em ações que pesquisas voltadas para o ensino dos números racionais ao longo da Educação Básica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-04-23

Cómo citar

CARRION VIANA, Luciana; BARBOSA BEMME, Luis Sebastião. O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA FRACIONÁRIA: UM OLHAR A PARTIR DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DO ENSINO. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 26, 2025. DOI: 10.37001/EMR-RS-v.1-n.26-2025.4427. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/4427. Acesso em: 19 aug. 2025.

Artículos similares

1-10 de 262

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.