O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA FRACIONÁRIA
UM OLHAR A PARTIR DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DO ENSINO
Palavras-chave:
Levantamento bibliográfico, pós-graduação, pesquisa, frações.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar um levantamento bibliográfico, realizado em Mestrados Profissionais na área do ensino, sobre o ensino dos números racionais na forma fracionária nos anos finais do Ensino Fundamental. Tal estudo se caracteriza como qualitativo, sendo que a organização dos dados coletados deu-se a partir da ideia de eixos de análise. Os resultados indicam que, anos finais do Ensino Fundamental o foco está no uso de metodologias ativas de ensino, na utilização dos materiais manipuláveis e de recursos tecnológicos que auxiliem na construção de tais conceitos. Além disso, a pesquisa realizada evidencia que, diante da importância deste conceito, se faz necessário investir em ações que pesquisas voltadas para o ensino dos números racionais ao longo da Educação Básica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.