GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Coordenação
Geral: Priscila Bernardo Martins- Universidade Cruzeiro do Sul
Vice-coordenação: Ana Virginia de Almeida Luna - Universidade Estadual de Feira de Santana.
EMENTA
A proposição do Grupo de Trabalho GT01 é o de suscitar discussões e fomentar a propagação de pesquisas que ampliam a compreensão dos Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Infantil em cinco campos de experiências (o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação e espaços, tempos, quantidades, relações e transformações) no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, abrangendo discussões orientadas pelas Unidades Temáticas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — Números, Álgebra, Geometría, Grandezas e Medidas e Estatística e Probabilidade.
O GT01 anuncia o interesse dos pesquisadores em Educação Matemática, em pesquisar e produzir conhecimentos referentes a:
- Processos Matemáticos como Autorais, Proposição e Resolução de Problemas, a Investigação.
- As Ideias Fundamentais da Matemática;
- O desenvolvimento do pensamento/raciocínio matemático dos estudantes;
- O desenvolvimento de competências fundamentais para o Letramento Matemático;
- Os conhecimentos matemáticos e as experiências das crianças na Educação Infantil.
Membros
Adriana Ferreira Tiburtino- Universidade Cruzeiro do Sul
Amanda Marina Andrade Medeiros - Unidade de Brasília Campus Planaltina
Ana Maria Carneiro Abrahão - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Ana Carolina Faustino - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Ana Virginia de Almeida Luna - Universidade Estadual de Feira de Santana
Andreia Carvalho Maciel Barbosa- Colégio Pedro
Angélica da Fontoura Garcia Silva - Universidade Anhanguera de São Paulo
Antonio Mauricio Medeiros Alves - Universidade Federal de Pelotas
Arthur Belford Powel - Rutgers University
Carloney Alves de Oliveira- Universidade Federal do Alagoas
Cátia Maria Nehring- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Cília Cardoso Rodrigues da Silva-Secretaria de Estado de Educação Distrito Federal
Cristina Cavalli Bertolucci- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa- Universidade Federal de Pernambuco
Cristiano Alberto Muniz - Universidade de Brasília
Edda Curi - Universidade Cruzeiro do Sul
Edite Resende Vieira - Colégio Pedro II
Edvonete Souza de Alencar - Universidade de Brasília
Edilene Regina Dotto Janjar- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Eliane Santos Alves- Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro
Elielson Ribeiro de Sales- Universidade Federal do Pará
Everaldo Silveira - Universidade Federal de Santa Catarina
Fernanda Hart Garcia- Instituto Federal Farroupilha
Fernando Ilídio da Silva Ferreira- Universidade do Minho
Gilda Lisbôa Guimarães - Universidade Federal de Pernambuco
Glauce Vilela Martins - Governo do Estado de Pernambuco
Glória Maria Alves Ramos - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Grace Zaggia Utimura - Universidade Cruzeiro do Sul
Izabela Cristina Bezerra da Silva- Universidade Federal do Pernambuco
Jana TRgalová-Haute École Pédagogique du Canton de Vaud
Jecy Jane dos Santos Jardim - Universidade Federal de Goiás
João Alberto da Silva - Universidade Federal do Rio Grande
João Carlos Pereira de Moraes - Universidade Federal do Pampa - Unipampa.
João Pedro Piccoli- Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Juliana Azevedo Montenegro- Universidade Federal de Pernambuco
Karin Ritter Jelinek - Universidade Federal do Rio Grande
Laiane Camões da Silva Velloso- Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Leila Pessoa Da Costa - Universidade Estadual de Maringá
Leo Akio Yokoyama - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Loise Tarouquela Medeiros - Instituto Federal do Rio de Janeiro
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - Universidade do Vale do Taquari
Maria Alice Veiga Ferreira de Souza- Instituto Federal do Espírito Santo
Maria Alves de Azerêdo- Universidade Federal da Paraíba
Maria Betania Sabino Fernandes- Universidade Federal de Campina Grande
Maria das Dores Marcolino de Santana - Secretaria Estadual de Pernambuco
Michele Ferreira da Silva- Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Miriam Criez Nóbrega Ferreira- Universidade Federal do ABC
Nelma Sgarbosa Roman de Araújo - Centro Universitário UniFatecie.
Neuza Maria Cechetti - Faculdade Doctum de Ipatinga
Priscila Bernardo Martins - Universidade Cruzeiro do Sul
Regina Maria Pavanello - Universidade Estadual do Paraná- Campo Mourão
Rosana de Oliveira-Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Rute Elizabeth de Souza Rosa Borba - Universidade Federal de Pernambuco
Ruy Cesar Pietropaolo - Universidade Cruzeiro do Sul
Sandra Regina D'Antonio Verrengia - Universidade Estadual de Maringá
Silvia Andrade da Costa Arantes- Secretaria Municipal de Nilópolis
Silvana Pires Fonseca Mandarino- Colégio Pedro II
Simone Oliveira dos Santos- Universidade Cruzeiro do Sul
Sueli Fanizzi - Universidade Federal de Mato Grosso
Vania Finholdt Angelo Leite- Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Valdete Aparecida do Amaral Miné- Secretaria Municipal de Atibaia
GT03 - Currículo e Educação Matemática
COORDENADORA
Clarissa de Assis Olgin – ULBRA (RS)
VICE-COORDENADORA
Deise Peralta - UNESP
EMENTA
O Grupo de Trabalho Currículo e Educação Matemática é formado por pesquisadores interessados em investigar currículo nas suas várias dimensões: as prescrições no âmbito dos governos, os materiais curriculares produzidos para o ensino, os planejamentos construídos no contexto das instituições, as políticas públicas relativas ao desenvolvimento curricular, as ações desenvolvidas em espaços formativos e as avaliações, em suas variadas formas, entre outras. O GT compreende currículo como prática e construção social que, dentre várias outras ações, seleciona e legitima saberes ou conhecimentos para produzir uma determinada formação. No âmbito dos estudos sobre Currículo e Educação Matemática, o Grupo desenvolve pesquisas sobre os papéis e os efeitos da Educação Matemática nas diferentes modalidades de ensino – como o integrado à educação profissional, a educação de jovens e adultos, a educação do campo, a educação escolar indígena, a educação escolar quilombola, entre outras – e nas diferentes etapas da escolaridade. Além disso, também abrange pesquisas que investigam a Educação Matemática em espaços não formais e seus processos de subjetivação. Embora a ementa contemple uma ampla variedade temática, as pesquisas discutidas neste GT têm uma característica comum: a consistência e coerência teórica e metodológica voltada para o campo do Currículo e suas interações com o campo da Educação Matemática.
MEMBROS
Adriano Vargas Freitas
Alan Pereira Manoel
Ana Carolina Serra Ribeiro
Ana Lúcia Manrique
Ana Paula Perovano
Antonio José Lopes “Bigode”
Carla Cristina Pompeu
Cidimar Andreatta
Clarissa de Assis Olgin
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Cleber Dias da Costa Neto
Deise Aparecida Peralta
Elenilton Vieira Godoy
Gilberto Januario
João Bosco Laudares
Jorge Henrique Gualand
Harryson Junio Lessa Goncalves
Lívia Azelman de Faria Abreu
Marcio Antonio da Silva
Nelson Antonio Pirola
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues
Ricardo Gomes Asssunção
Simone Fátima Zanoelo
Vanessa Franco Neto
Vinício de Macedo Santos
Wagner Barbosa de Lima Palanch
Zulma Elizabete de Freitas Madruga
GT05 - História da Matemática e Cultura
2024 - 2027
COORDENAÇÃO
Coordenador: José Roberto Linhares de Mattos — Universidade Federal Fluminense.
Coordenadora Adjunta: Luzia de Fátima Barbosa Fernandes — Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida — Instituto Federal Fluminense.
Carolina Tamayo Osorio — Universidade Federal de Minas Gerais.
José Roberto da Silva — Universidade de Pernambuco.
COORDENADORES REGIONAIS
Erilúcia Souza da Silva — Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Coordenadora Região Norte)
Ieda Maria Giongo — Universidade do Vale do Taquari (Coordenadora Região Sul)
João Severino Filho — Universidade do Estado do Mato Grosso (Coordenador Região Centro-Oeste)
Maria Aparecida da Silva Rufino — Universidade de Pernambuco (Coordenadora Região Nordeste)
Sandra Maria Nascimento de Mattos — Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (Coordenadora Região Sudeste)
EMENTA
O GT 5 História da Matemática e Cultura da SBEM caracteriza-se como um grupo de pesquisadores em Educação Matemática que desenvolvem os seus trabalhos de investigações nas vertentes da História da Matemática e do Programa Etnomatemática.
No que tange às investigações em História da Matemática, os pesquisadores pretendem promover interfaces entre as diversas fontes de pesquisa e o olhar atento dos historiadores, buscando reflexões que passam pelo significado da construção de uma perspectiva histórica para a Matemática.
O Programa Etnomatemática, configura-se neste contexto, como um grupo de pesquisadores que procura dialogar com a cultura e com a produção, geração, institucionalização e difusão do conhecimento, relacionados às diferentes formas de contar, classificar, ordenar, localizar, modelar, explicar e inferir em diferentes contextos culturais, no sentido de romper com os paradigmas clássicos de educação.
Dessa forma, o GT05 considera fundamental trazer para o debate os professores da Educação Básica, assim como membros de comunidades originárias, ancestrais e tradicionais, que são os participantes das pesquisas empíricas que são debatidas no âmbito das atividades do grupo.
MEMBROS
Ademir Donizeti Caldeira - Universidade Federal de São Carlos
Adriano Fonseca - Universidade Federal do Tocantins
Alcione Marques Fernandes - Universidade Federal do Tocantins
Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida – Instituto Federal Fluminense
Ana Paula dos Santos - Universidade de São Paulo
Ana Priscila Sampaio Rebouças - Universidade Estadual da Paraíba
Andreia Lunkes Conrado - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Calvino Silveira Júnior - Secretaria Municipal de Educação de Paragominas - Pará
Carolina Tamayo-Osorio – Universidade Federal de Minas Gerais
Cintia Vieira de Paz dos Santos – Secretaria Municipal de Educação de Japeri - RJ
Claudia Alessandra Costa de Araújo – Instituto Federal do Espírito Santo
Claudia de Jesus Meira - Universidade Federal Fluminense
Cristiane Coppe de Oliveira - Universidade Federal de Uberlândia
Daniel Clark Orey - Universidade Federal de Ouro Preto
Darlane Cristina Maciel Saraiva - Instituto Federal do Amazonas
Denise Cristina Ribeiro da Silva - Universidade do Vale do Taquari
Douglas Junior de Souza Alves - Universidade Federal de Rondônia
Edinilson dos Anjos Silva – Secretaria Municipal de Educação de Vila Pavão
Eliane Leal Vasquez - Universidade Federal do Amapá
Erilúcia Souza da Silva - Secretária Municipal de Educação de Manaus
Eulina Coutinho Silva do Nascimento - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Everton Melo de Melo - Universidade Federal do Acre
Gisele Américo Soares - Universidade Federal Fluminense
Helom Ávila Bento - Secretaria Municipal de Educação São Sebastião
Ieda Maria Giongo - Universidade do Vale do Taquari
Jéssica Lins de Souza Fernandes – Universidade do Rio de Janeiro
João Severino Filho – Universidade do Estado de Mato Grosso
José Roberto da Silva - Universidade de Pernambuco
José Roberto Linhares de Mattos - Universidade Federal Fluminense
José Sávio Bicho de Oliveira - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Kelly Almeida de Oliveira – Universidade Federal do Maranhão
Lenira Pereira da Silva - Instituto Federal de Sergipe
Leonardo Dourado de Azevedo Neto - Universidade Federal do Amazonas
Línlya Natássia Sachs Carmelengo de Barbosa - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Lucianne Monteiro Oliveira de Andrade – Instituto Federal Goiano
Luciano de Santana Rodrigues - Universidade Federal de Ouro Preto
Luzia de Fátima Barbosa Fernandes – Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Maiéli Masteloto Crestani - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - Universidade do Vale do Taquari
Márcio Alves Afonso – Prefeitura Municipal de Seropédica/RJ
Marcos Marques Formigosa - Universidade Federal do Pará
Marger da Conceição Ventura Viana - Universidade Federal de Ouro Preto
Maria Aparecida Mendes de Oliveira - Universidade Federal da Grande Dourados
Maria Aparecida da Silva Rufino – Universidade de Pernambuco
Maria Cecília Fantinato - Universidade Federal Fluminense
Marli Teresinha Quartieri - Universidade do Vale do Taquari
Marília Prado - Universidade de São Paulo
Miguel Chaquiam - Universidade do Estado do Pará
Milton Rosa - Universidade Federal de Ouro Preto
Mônica Siqueira Martines - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Mônica Suelen Ferreira de Moraes – Universidade Federal do Tocantins
Nerivaldo Serafim da Silva - Escola Professor Antonio José Barbosa dos Santos/PE
Olenêva Sanches Sousa – Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Rafael Bida Guabiraba Martins - Universidade Federal de São Carlos
Rodrigo Carlos Pinheiro - Universidade do Estado de Minas Gerais
Rodrigo Tadeu Pereira da Costa - Secretaria municipal de Educação de Londrina
Romaro Antonio Silva - Instituto Federal do Amapá
Ronaldo Franck Figueiredo Leite - Instituto Federal do Amapá
Sandra Maria Nascimento de Mattos – Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Zulma Elizabete de Freitas Madruga - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
GT10 - Modelagem Matemática
Coordenadora: Lilian Akemi Kato - UEM
Vice-Coordenadora: Michele Regiane Dias Veronez - UNESPAR
Comissão científica do GT
Adriana Helena Borssoi - UTFPR
Régis Forner - Secretaria - SEDUC/SP
Claudia Carreira da Rosa - UFMS
Contatos
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rede Social: https://www.instagram.com/gt10.modelagem/
Ementa
O Grupo de Trabalho (GT) de Modelagem Matemática foi criado pela SBEM no ano de 2001, como resultado da política de que os grupos assumissem o papel de articulação e colaboração dos pesquisadores brasileiros. Ele foi o décimo a ser criado, razão pela qual passamos a nos chamar GT10.
A missão do GT10 é favorecer o debate e a colaboração dos pesquisadores brasileiros que realizam investigações sobre Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, contribuindo com desenvolvimento desta frente de pesquisa no país.
Os focos de investigação do GT10 versam sobre a Modelagem na perspectiva da Educação Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino, com interseções com outras tendências em Educação Matemática, como Tecnologias da Informação e Comunicação, Etnomatemática, Formação de Professores, dentre outras.
Reunimo-nos periodicamente a cada 3 anos, durante a realização dos Seminários Internacionais de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), os quais são organizados pela Diretoria Executiva da SBEM. Nos SIPEM há o espaço específico para a apresentação e discussão de relatórios de pesquisa, entre outras atividades.
Também participamos da organização das Conferências Nacionais sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM), evento bienal devotado ao tema e que reúne pesquisadores, professores e estudantes interessados em Modelagem.
Além disso, outras participações em eventos, como o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), bem como outras ações, buscam cumprir nossa missão.
O GT possui um coordenador e dois suplentes, os quais são eleitos durante os SIPEM. Na prática, a coordenação do GT10, desde sua criação, tem sido desenvolvida de modo compartilhado entre o coordenador e os suplentes.
Relação de Membros
Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR
Adriana Helena Borssoi - UTFPR
Alessandro Ribeiro da Silva - UFMS
Alvino Alves Sant'Ana - UFRGS
Ana Caroline Frigéri Barboza - UEM
Ana Paula dos Santos Malheiros - UNESP
Ana Virginia de Almeida Luna - UEFS
Andrei Luís Berres Hartmann - UNESP
Arlindo Jose de Souza Junior - UFU
Ariely Aparecida Caruzo - UTFPR
Claudia Carreira da Rosa - UFMS
Claudia de Oliveira Lozada - UFAL
Danusa de Lara Bonotto - UFFS
Débora da Silva Soares - UFRGS
Dionísio Burak - UNICENTRO
Elenice Josefa Kolancko Setti - IFPR
Elhane de Fátima Fritsch Cararo - SEED-PR
Élida Maiara Velozo de Castro - UTFPR
Elizabeth Gomes Souza - UFPA
Emerson Tortola - UTFPR
Emilly Gonzales Jolandek - UEM
Fernando Henrique de Lima - UFMG
Jader Otavio Dalto - UTFPR
Jeferson Takeo Padoan Seki - IF SUDESTE MG
João Frederico da Costa Azevedo Meyer - UNICAMP
Joice Caroline Sander Pierobon Gomes - UEL
Jussara de Loiola Araújo - UFMG
Karina Alessandra Pessoa da Silva - UTFPR
Lahis Braga Souza - UFAC
Leônia Gabardo Negrelli - UTFPR
Lilian Akemi Kato - UEM
Luana Henrichsen - UNIJUÍ
Luciano Lessa Lorenzoni - IFES
Lourdes Maria Werle de Almeida - UEL
Marcelo de Carvalho Borba - UNESP
Marco Aurélio Kistemann - UFU
Marilaine de Fraga Sant'Ana - UFRGS
Michele Regiane Dias Veronez - UNESPAR
Milton Rosa - UFOP
Nabila Iasbik Giroti - UTFPR
Paulo Henrique Hideki Araki - UEM
Renato Francisco Merli - UTFPR
Regis Forner - SEDUC-SP
Rhômulo Oliveira Menezes - SEDUC/PA
Roberta Modesto Braga - UFPA
Rodolfo Eduardo Vertuan - UTFPR
Rosangela Maria Kowalek - UEL
Tiago Emanuel Klüber - UNIOESTE
Vanilde Bisognin - UFSM
Wellington Piveta Oliveira - UFMS
Links para Grupos de Pesquisa
Edições Temáticas sobre Modelagem Matemática publicadas no triênio 2022-2024:
Ensino e Tecnologia em Revista: v. 8, n. 2 (2024),Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula
https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/issue/view/773
Revista Vidya: v. 43 n. 2 (2023), Interlocuções teóricas em pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/issue/view/266