GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Coordenação

Geral: Priscila Bernardo Martins- Universidade Cruzeiro do Sul
Vice-coordenação: Ana Virginia de Almeida Luna - Universidade Estadual de Feira de Santana. 

EMENTA

A proposição do Grupo de Trabalho GT01 é o de suscitar discussões e fomentar a propagação de pesquisas que ampliam a compreensão dos Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Infantil em cinco campos de experiências  (o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação e  espaços, tempos, quantidades, relações e transformações)  no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, abrangendo discussões orientadas pelas Unidades Temáticas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — Números, Álgebra, Geometría, Grandezas e Medidas e Estatística e Probabilidade.

O GT01 anuncia o interesse dos pesquisadores em Educação Matemática, em pesquisar e produzir conhecimentos referentes a:

  • Processos Matemáticos como Autorais, Proposição e Resolução de Problemas, a Investigação.
  • As Ideias Fundamentais da Matemática;
  • O desenvolvimento do pensamento/raciocínio matemático dos estudantes;
  • O desenvolvimento de competências fundamentais para o Letramento Matemático;
  • Os conhecimentos matemáticos e as experiências das crianças na Educação Infantil.


Membros

Adriana Ferreira Tiburtino- Universidade Cruzeiro do Sul
Amanda Marina Andrade Medeiros - Unidade de Brasília Campus Planaltina
Ana Maria Carneiro Abrahão - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro 
Ana Carolina Faustino - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Ana Virginia de Almeida Luna - Universidade Estadual de Feira de Santana
Andreia Carvalho Maciel Barbosa- Colégio Pedro
Angélica da Fontoura Garcia Silva - Universidade Anhanguera de São Paulo
Antonio Mauricio Medeiros Alves - Universidade Federal de Pelotas 
Arthur Belford Powel - Rutgers University
Carloney Alves de Oliveira- Universidade Federal do Alagoas 
Cátia Maria Nehring- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Cília Cardoso Rodrigues da Silva-Secretaria de Estado de Educação Distrito Federal
Cristina Cavalli Bertolucci- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa- Universidade Federal de Pernambuco
Cristiano Alberto Muniz - Universidade de Brasília
Edda Curi - Universidade Cruzeiro do Sul 
Edite Resende Vieira - Colégio Pedro II
Edvonete Souza de Alencar - Universidade de Brasília
Edilene Regina Dotto Janjar- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Eliane Santos Alves- Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro
Elielson Ribeiro de Sales- Universidade Federal do Pará
Everaldo Silveira - Universidade Federal de Santa Catarina 
Fernanda Hart Garcia- Instituto Federal Farroupilha 
Fernando Ilídio da Silva Ferreira- Universidade do Minho 
Gilda Lisbôa Guimarães - Universidade Federal de Pernambuco 
Glauce Vilela Martins - Governo do Estado de Pernambuco
Glória Maria Alves Ramos - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense Universidade do Estado do Rio de Janeiro 
Grace Zaggia Utimura - Universidade Cruzeiro do Sul
Izabela Cristina Bezerra da Silva- Universidade Federal do Pernambuco
Jana TRgalová-Haute École Pédagogique du Canton de Vaud
Jecy Jane dos Santos Jardim - Universidade Federal de Goiás
João Alberto da Silva - Universidade Federal do Rio Grande 
João Carlos Pereira de Moraes - Universidade Federal do Pampa - Unipampa.
João Pedro Piccoli- Secretaria de  Estado  da  Educação  do  Paraná
Juliana Azevedo Montenegro- Universidade Federal de Pernambuco
Karin Ritter Jelinek - Universidade Federal do Rio Grande 
Laiane Camões da Silva Velloso- Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Leila Pessoa Da Costa - Universidade Estadual de Maringá 
Leo Akio Yokoyama - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Loise Tarouquela Medeiros - Instituto Federal do Rio de Janeiro 
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - Universidade do Vale do Taquari
Maria Alice Veiga Ferreira de Souza- Instituto Federal do Espírito Santo
Maria Alves de Azerêdo- Universidade Federal da Paraíba
Maria Betania Sabino Fernandes- Universidade Federal de Campina Grande
Maria das Dores Marcolino de Santana - Secretaria Estadual de Pernambuco
Michele Ferreira da Silva- Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Miriam Criez Nóbrega Ferreira- Universidade Federal do ABC
Nelma Sgarbosa Roman de Araújo - Centro Universitário UniFatecie.
Neuza Maria Cechetti - Faculdade Doctum de Ipatinga
Priscila Bernardo Martins - Universidade Cruzeiro do Sul
Regina Maria Pavanello - Universidade Estadual do Paraná- Campo Mourão
Rosana de Oliveira-Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Rute Elizabeth de Souza Rosa Borba - Universidade Federal de Pernambuco 
Ruy Cesar Pietropaolo - Universidade Cruzeiro do Sul
Sandra Regina D'Antonio Verrengia - Universidade Estadual de Maringá 
Silvia Andrade da Costa Arantes- Secretaria Municipal de Nilópolis
Silvana Pires Fonseca Mandarino- Colégio Pedro II
Simone Oliveira dos Santos- Universidade Cruzeiro do Sul
Sueli Fanizzi - Universidade Federal de Mato Grosso
Vania Finholdt Angelo Leite- Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Valdete Aparecida do Amaral Miné- Secretaria Municipal de Atibaia







GT03 - Currículo e Educação Matemática

COORDENADORA

Clarissa de Assis Olgin – ULBRA (RS)

VICE-COORDENADORA

Deise Peralta - UNESP

EMENTA

O Grupo de Trabalho Currículo e Educação Matemática é formado por pesquisadores interessados em investigar currículo nas suas várias dimensões: as prescrições no âmbito dos governos, os materiais curriculares produzidos para o ensino, os planejamentos construídos no contexto das instituições, as políticas públicas relativas ao desenvolvimento curricular, as ações desenvolvidas em espaços formativos e as avaliações, em suas variadas formas, entre outras. O GT compreende currículo como prática e construção social que, dentre várias outras ações, seleciona e legitima saberes ou conhecimentos para produzir uma determinada formação. No âmbito dos estudos sobre Currículo e Educação Matemática, o Grupo desenvolve pesquisas sobre os papéis e os efeitos da Educação Matemática nas diferentes modalidades de ensino – como o integrado à educação profissional, a educação de jovens e adultos, a educação do campo, a educação escolar indígena, a educação escolar quilombola, entre outras – e nas diferentes etapas da escolaridade. Além disso, também abrange pesquisas que investigam a Educação Matemática em espaços não formais e seus processos de subjetivação. Embora a ementa contemple uma ampla variedade temática, as pesquisas discutidas neste GT têm uma característica comum: a consistência e coerência teórica e metodológica voltada para o campo do Currículo e suas interações com o campo da Educação Matemática.

MEMBROS

Adriano Vargas Freitas
Alan Pereira Manoel
Ana Carolina Serra Ribeiro
Ana Lúcia Manrique
Ana Paula Perovano
Antonio José Lopes “Bigode”
Carla Cristina Pompeu
Cidimar Andreatta
Clarissa de Assis Olgin
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Cleber Dias da Costa Neto
Deise Aparecida Peralta
Elenilton Vieira Godoy
Gilberto Januario
João Bosco Laudares
Jorge Henrique Gualand
Harryson Junio Lessa Goncalves
Lívia Azelman de Faria Abreu
Marcio Antonio da Silva
Nelson Antonio Pirola
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues
Ricardo Gomes Asssunção
Simone Fátima Zanoelo
Vanessa Franco Neto
Vinício de Macedo Santos
Wagner Barbosa de Lima Palanch
Zulma Elizabete de Freitas Madruga


GT05 - História da Matemática e Cultura

2024 - 2027

COORDENAÇÃO

Coordenador: José Roberto Linhares de Mattos — Universidade Federal Fluminense.
Coordenadora Adjunta: Luzia de Fátima Barbosa Fernandes — Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

COMISSÃO CIENTÍFICA

Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida — Instituto Federal Fluminense.
Carolina Tamayo Osorio — Universidade Federal de Minas Gerais.
José Roberto da Silva — Universidade de Pernambuco.

COORDENADORES REGIONAIS

Erilúcia Souza da Silva — Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Coordenadora Região Norte)
Ieda Maria Giongo — Universidade do Vale do Taquari (Coordenadora Região Sul)
João Severino Filho — Universidade do Estado do Mato Grosso (Coordenador Região Centro-Oeste)
Maria Aparecida da Silva Rufino — Universidade de Pernambuco (Coordenadora Região Nordeste)
Sandra Maria Nascimento de Mattos — Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (Coordenadora Região Sudeste)

EMENTA

O GT 5 História da Matemática e Cultura da SBEM caracteriza-se como um grupo de pesquisadores em Educação Matemática que desenvolvem os seus trabalhos de investigações nas vertentes da História da Matemática e do Programa Etnomatemática.

No que tange às investigações em História da Matemática, os pesquisadores pretendem promover interfaces entre as diversas fontes de pesquisa e o olhar atento dos historiadores, buscando reflexões que passam pelo significado da construção de uma perspectiva histórica para a Matemática.

O Programa Etnomatemática, configura-se neste contexto, como um grupo de pesquisadores que procura dialogar com a cultura e com a produção, geração, institucionalização e difusão do conhecimento, relacionados às diferentes formas de contar, classificar, ordenar, localizar, modelar, explicar e inferir em diferentes contextos culturais, no sentido de romper com os paradigmas clássicos de educação.

Dessa forma, o GT05 considera fundamental trazer para o debate os professores da Educação Básica, assim como membros de comunidades originárias, ancestrais e tradicionais, que são os participantes das pesquisas empíricas que são debatidas no âmbito das atividades do grupo.

MEMBROS

Ademir Donizeti Caldeira - Universidade Federal de São Carlos
Adriano Fonseca - Universidade Federal do Tocantins
Alcione Marques Fernandes - Universidade Federal do Tocantins
Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida – Instituto Federal Fluminense
Ana Paula dos Santos - Universidade de São Paulo
Ana Priscila Sampaio Rebouças - Universidade Estadual da Paraíba
Andreia Lunkes Conrado - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Calvino Silveira Júnior - Secretaria Municipal de Educação de Paragominas - Pará
Carolina Tamayo-Osorio – Universidade Federal de Minas Gerais
Cintia Vieira de Paz dos Santos – Secretaria Municipal de Educação de Japeri - RJ
Claudia Alessandra Costa de Araújo – Instituto Federal do Espírito Santo
Claudia de Jesus Meira - Universidade Federal Fluminense
Cristiane Coppe de Oliveira - Universidade Federal de Uberlândia
Daniel Clark Orey - Universidade Federal de Ouro Preto
Darlane Cristina Maciel Saraiva - Instituto Federal do Amazonas
Denise Cristina Ribeiro da Silva - Universidade do Vale do Taquari
Douglas Junior de Souza Alves - Universidade Federal de Rondônia
Edinilson dos Anjos Silva – Secretaria Municipal de Educação de Vila Pavão
Eliane Leal Vasquez - Universidade Federal do Amapá
Erilúcia Souza da Silva - Secretária Municipal de Educação de Manaus
Eulina Coutinho Silva do Nascimento - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Everton Melo de Melo - Universidade Federal do Acre
Gisele Américo Soares - Universidade Federal Fluminense
Helom Ávila Bento - Secretaria Municipal de Educação São Sebastião
Ieda Maria Giongo - Universidade do Vale do Taquari
Jéssica Lins de Souza Fernandes – Universidade do Rio de Janeiro
João Severino Filho – Universidade do Estado de Mato Grosso
José Roberto da Silva - Universidade de Pernambuco
José Roberto Linhares de Mattos - Universidade Federal Fluminense
José Sávio Bicho de Oliveira - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Kelly Almeida de Oliveira – Universidade Federal do Maranhão
Lenira Pereira da Silva - Instituto Federal de Sergipe
Leonardo Dourado de Azevedo Neto - Universidade Federal do Amazonas
Línlya Natássia Sachs Carmelengo de Barbosa - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Lucianne Monteiro Oliveira de Andrade – Instituto Federal Goiano
Luciano de Santana Rodrigues - Universidade Federal de Ouro Preto
Luzia de Fátima Barbosa Fernandes – Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Maiéli Masteloto Crestani - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - Universidade do Vale do Taquari
Márcio Alves Afonso – Prefeitura Municipal de Seropédica/RJ
Marcos Marques Formigosa - Universidade Federal do Pará
Marger da Conceição Ventura Viana - Universidade Federal de Ouro Preto
Maria Aparecida Mendes de Oliveira - Universidade Federal da Grande Dourados
Maria Aparecida da Silva Rufino – Universidade de Pernambuco
Maria Cecília Fantinato - Universidade Federal Fluminense
Marli Teresinha Quartieri - Universidade do Vale do Taquari
Marília Prado - Universidade de São Paulo
Miguel Chaquiam - Universidade do Estado do Pará
Milton Rosa - Universidade Federal de Ouro Preto
Mônica Siqueira Martines - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Mônica Suelen Ferreira de Moraes – Universidade Federal do Tocantins
Nerivaldo Serafim da Silva - Escola Professor Antonio José Barbosa dos Santos/PE
Olenêva Sanches Sousa – Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Rafael Bida Guabiraba Martins - Universidade Federal de São Carlos
Rodrigo Carlos Pinheiro - Universidade do Estado de Minas Gerais
Rodrigo Tadeu Pereira da Costa - Secretaria municipal de Educação de Londrina
Romaro Antonio Silva - Instituto Federal do Amapá
Ronaldo Franck Figueiredo Leite - Instituto Federal do Amapá
Sandra Maria Nascimento de Mattos – Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Zulma Elizabete de Freitas Madruga - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

GT10 - Modelagem Matemática

Coordenadora: Lilian Akemi Kato - UEM

 

Vice-Coordenadora: Michele Regiane Dias Veronez - UNESPAR

 

Comissão científica do GT

Adriana Helena Borssoi - UTFPR 

Régis Forner - Secretaria - SEDUC/SP

Claudia Carreira da Rosa - UFMS

 

Contatos

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Rede Social: https://www.instagram.com/gt10.modelagem/ 

 

Ementa

 

O Grupo de Trabalho (GT) de Modelagem Matemática foi criado pela SBEM no ano de 2001, como resultado da política de que os grupos assumissem o papel de articulação e colaboração dos pesquisadores brasileiros. Ele foi o décimo a ser criado, razão pela qual passamos a nos chamar GT10.

A missão do GT10 é favorecer o debate e a colaboração dos pesquisadores brasileiros que realizam investigações sobre Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, contribuindo com desenvolvimento desta frente de pesquisa no país.

Os focos de investigação do GT10 versam sobre a Modelagem na perspectiva da Educação Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino, com interseções com outras tendências em Educação Matemática, como Tecnologias da Informação e Comunicação, Etnomatemática, Formação de Professores, dentre outras.

Reunimo-nos periodicamente a cada 3 anos, durante a realização dos Seminários Internacionais de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), os quais são organizados pela Diretoria Executiva da SBEM. Nos SIPEM há o espaço específico para a apresentação e discussão de relatórios de pesquisa, entre outras atividades.

Também participamos da organização das Conferências Nacionais sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM), evento bienal devotado ao tema e que reúne pesquisadores, professores e estudantes interessados em Modelagem.

Além disso, outras participações em eventos, como o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), bem como outras ações, buscam cumprir nossa missão.

O GT possui um coordenador e dois suplentes, os quais são eleitos durante os SIPEM. Na prática, a coordenação do GT10, desde sua criação, tem sido desenvolvida de modo compartilhado entre o coordenador e os suplentes.

 

 

Relação de Membros

Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR

Adriana Helena Borssoi - UTFPR

Alessandro Ribeiro da Silva - UFMS

Alvino Alves Sant'Ana - UFRGS

Ana Caroline Frigéri Barboza - UEM

Ana Paula dos Santos Malheiros - UNESP

Ana Virginia de Almeida Luna - UEFS

Andrei Luís Berres Hartmann - UNESP

Arlindo Jose de Souza Junior - UFU

Ariely Aparecida Caruzo - UTFPR

Claudia Carreira da Rosa - UFMS

Claudia de Oliveira Lozada - UFAL

Danusa de Lara Bonotto - UFFS

Débora da Silva Soares - UFRGS

Dionísio Burak - UNICENTRO

Elenice Josefa Kolancko Setti - IFPR

Elhane de Fátima Fritsch Cararo - SEED-PR

Élida Maiara Velozo de Castro - UTFPR

Elizabeth Gomes Souza - UFPA

Emerson Tortola - UTFPR

Emilly Gonzales Jolandek - UEM

Fernando Henrique de Lima - UFMG

Jader Otavio Dalto - UTFPR

Jeferson Takeo Padoan Seki - IF SUDESTE MG

João Frederico da Costa Azevedo Meyer - UNICAMP

Joice Caroline Sander Pierobon Gomes - UEL

Jussara de Loiola Araújo - UFMG

Karina Alessandra Pessoa da Silva - UTFPR

Lahis Braga Souza - UFAC

Leônia Gabardo Negrelli - UTFPR

Lilian Akemi Kato - UEM

Luana Henrichsen - UNIJUÍ

Luciano Lessa Lorenzoni - IFES

Lourdes Maria Werle de Almeida - UEL

Marcelo de Carvalho Borba - UNESP

Marco Aurélio Kistemann - UFU

Marilaine de Fraga Sant'Ana - UFRGS

Michele Regiane Dias Veronez - UNESPAR

Milton Rosa - UFOP

Nabila Iasbik Giroti - UTFPR

Paulo Henrique Hideki Araki - UEM

Renato Francisco Merli - UTFPR

Regis Forner - SEDUC-SP

Rhômulo Oliveira Menezes - SEDUC/PA

Roberta Modesto Braga - UFPA

Rodolfo Eduardo Vertuan - UTFPR

Rosangela Maria Kowalek - UEL

Tiago Emanuel Klüber - UNIOESTE

Vanilde Bisognin - UFSM

Wellington Piveta Oliveira - UFMS



Links para Grupos de Pesquisa

Links do Grupo

diretório CNPq, site, Canal… 

Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq sobre Modelagem Matemática ou com linha de pesquisa em Modelagem Matemática

diretório CNPq

desde 1993

GPIMEM-Unesp: Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática

diretório CNPq

desde 2000

Grupo de Pesquisa e Ensino em Educação Matemática-Unicentro

diretório CNPq

desde 2002

Coletivo Crítico: Perspectivas Sociopolíticas e Críticas em Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática-UFMG

diretório CNPq

desde 2002

FORPECIM-Unioeste: Formação de Professores de Ciências e Matemática

diretório CNPq

desde 2004

Ecologia Matemática-UFMT

diretório CNPq

desde 2005

GRUPEMMAT-UEL: Grupo de Pesquisas sobre Modelagem e Educação Matemática

diretório CNPq

desde 2006

GEMM-UFPA:Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática

diretório CNPq

desde 2006

NEEMFS-UEFS: Núcleo de Estudos em Educação Matemática de Feira de Santana

diretório CNPq

desde 2007

NUPEME-UFU: Núcleo de Pesquisa em Mídias na Educação

diretório CNPq

desde 2008

GEPEAM-UTFPR: Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Matemática

diretório CNPq

desde 2008

Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática-UFOP

diretório CNPq

desde 2013

EMAC-UFSCar: Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura

diretório CNPq

desde 2014

GEPEEM-UTFPR: Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática

diretório CNPq

desde 2014

GEPMEM-Unespar: Grupo de Estudos sobre Práticas de Modelagem em Educação Matemática

diretório CNPq

desde 2016

GIEMEM-UEM: Grupo Interdisciplinar de Estudos em Modelagem na Educação Matemática

diretório CNPq

desde 2018

GEPEMMTec-UFRGS:Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática, Modelagem e Tecnologias

diretório CNPq

desde 2018

DIEEM-Unesp: Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática

diretório CNPQ

desde 2023

MMCE-UTFPR: Grupo de Pesquisa Modelagem Matemática no contexto educacional



Edições Temáticas sobre Modelagem Matemática publicadas no triênio 2022-2024:

 

Ensino e Tecnologia em Revista: v. 8, n. 2 (2024),Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula

https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/issue/view/773 

Revista Vidya: v. 43 n. 2 (2023), Interlocuções teóricas em pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/issue/view/266

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.