Eventos GT07
V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática
Link do evento: http://www.sbembrasil.org.br/vfnlm
GT14 - Didática da Matemática
COORDENADORA
José Luiz Cavalcante - UEPB
VICE-COORDENADORA
Mariana Moran - UEM
EMENTA
O GT Didática da Matemática tem por objetivo fomentar o desenvolvimento, o debate científico e a divulgação de investigações sobre fenômenos didáticos, nas quais a problematização dos objetos de saber em jogo é um elemento central. Contempla essa dimensão o arcabouço teórico metodológico de Teorias como a das Situações Didáticas, a dos Campos Conceituais, da Teoria Antropológica do Didático, os Registros de Representação Semiótica, a Engenharia Didática, as Abordagens Instrumental e Documental, entre outras. O grupo pretende discutir pesquisas realizadas em contexto escolar ou não escolar, nos diversos níveis (da educação infantil ao ensino superior) e modalidades de ensino (inclusive a educação de jovens e adultos, a educação a distância e o ensino técnico e tecnológico), bem como estudos sobre a prática docente e a formação de professores de Matemática, sob a ótica dos fenômenos didáticos. Também estão incluídas entre as temáticas de interesse desse grupo de trabalho o lugar e o papel dos recursos (aí incluídos livros didáticos, jogos, materiais manipulativos e tecnologias digitais entre outros) em processos de ensino e aprendizagem de Matemática. As pesquisas a serem debatidas nesse GT podem tratar de questões cognitivas e linguísticas, desde que em diálogo com a problematização dos objetos de saber em foco, e dizem respeito aos mais diversos conteúdos matemáticos, bem como a suas interrelações com saberes de outros campos do conhecimento.
MEMBROS
Afonso Henriques - Univerisidade Estadual de Santa Cruz
Alan Gustavo Ferreira - Universidade Federal de Pernambuco
Alcione Cappelin - Centro universitário de Pato Branco/ Rede Alfa de Ensino
Alexandre Luis de Souza Barros - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Anderson Souza Neves - Universidade Federal da Bahia
Andreza Santana da Silva - Universidade Federal de Pernambuco
Anete Otília Cardoso de Santana Cruz - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Antonio Sales - UNIDERP-Anhanguera e UEMS
Bartira Fernandes Teixeira - Universidade Federal da Bahia
Camila de Oliveira da Silva - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Cecilia Manoella Carvalho Almeida - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Celso Eduardo Brito - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Celia Finck Brandt - Universidade Estadual de Ponta Grossa
Cintia Melo dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Claudete Cargnin - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Danielly Regina Kaspary dos Anjos - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Daniela Batista Santos
Danilo dos Santos Christo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
Edelweis José Tavares Barbosa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Edmo Fernandes Carvalho - Universidade Federal do Oeste da Bahia
Elisângela Bastos de Mélo Espindola - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Fernando Emílio Leite de Ameida - Instituto Federal do Ceará
Franck Bellemain - Universidade Federal de Pernambuco
Franklin Fernando Ferreira Pachêco - Universidade Federal de Pernambuco
Gerson Silva Barbosa - Secretaria da Educação - SEC/BA
Italândia Ferreira de Azevedo - SEDUC-CE
Jailson Cavalcante de Araújo - Universidade Federal de Pernambuco
Janielly Taila dos Santos Verbisck - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Jany Santos Souza Goulart - Universidade Estadual de Feira de Santana / Universidade Federal da Bahia
Jéssica Cravo Santos Bernardino - Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
José Carlos de Souza Pereira - Secretaria de Educação do Estado do Pará
José Luiz Cavalcante - Universidade Estadual da Paraíba
José Luiz Magalhães de Freitas - UNIDERP/ UFMS
José Messildo Viana Nunes - Universidade Federal do Pará
Katiane de Moraes Rocha Grupo de estudos em Didática da Matemática (DDmat - UFMS)
Katy Wellen Meneses Leão - Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Kleber Ramos Gonçalves - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Leonardo Bernardo de Morais - Universidade Federal de Pernambuco
Luani Griggio - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Lúcia de Fátima Durão Ferreira - Universidade Federal de Pernambuco
Luciana Del Castanhel Peron da Silva - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Ludiér Mariano Rosa - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Luiz Marcio Santos Farias - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Márcia Azevedo Campos - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Maria José Ferreira da Silva - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mariana Moran - Universidade Estadual de Maringá
Marilena Bittar - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Marilene Rosa dos Santos - Universidade de Pernambuco
Maritza Luna Valenzuela - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Marli Schmitt Zanella - Universidade Estadual de Maringá
Marluce Alves dos Santos - Universidade do Estado da Bahia
Osnildo Andrade Carvalho - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Paula Moreira Baltar Bellemain - Universidade Federal de Pernambuco
Raimundo Luna Neres Universidade Federal do Maranhão e Universidade CEUMA
Raquel Soares do Rego Ferreira - Universidade Federal do Pará
Renan Gustavo Araujo de Lima - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Rita Cinéia Meneses Silva - Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Rochelande Felipe Rodrigues - Universidade Federal do Cariri
Rosane Corsini Silva - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Rosinalda Aurora de Melo Teles - Universidade Federal de Pernambuco
Saddo Ag Almouloud - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Sueli dos Prazeres Santos - Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia
Tatiani Garcia Neves - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Teodora Pinheiro Figueroa - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Veridiana Rezende - Universidade Estadual do Paraná
GT15 - História da Educação Matemática
COORDENADORA
Maria Ednéia Martins - UNESP/Bauru
VICE-COORDENADORA
Maria Célia Leme da Silva - UNIFESP e UNESP/Bauru
EMENTA
O Grupo de Trabalho de história da educação matemática reúne pesquisadores que investigam diferentes aspectos dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática numa perspectiva histórica. Entendendo a história da educação matemática como uma forma de conhecimento fundamental para a Educação Matemática, o GT tem como objetivos discutir e fazer avançar as investigações que tratam dos modos como, situados num tempo e espaço, diferentes formas de aprender e ensinar Matemática ocorreram, em meio a mudanças e permanências, em diferentes níveis de ensino. Para tal, os objetos de estudo do GT dialogam com temas que também integram outros grupos de trabalho da SBEM, tais como Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Matemática no Ensino Médio ou no Superior, Formação de Professores que ensinam Matemática.
LINKS PARA GRUPOS DE PESQUISA
GECEM (Grupo de Estudos Contemporâneos em Educação Matemática)
GHEMAT (Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil)
GHOEM (Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática)
GPEP (Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática)
HEMEP (História da Educação Matemática em Pesquisa)
HIFEM (História e Filosofia da Educação Matemática)
Coordenadora GT14
Marilena Bittar
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.