Nota sobre práticas de publicização científica questionáveis

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Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

A pesquisa científica e sua divulgação desempenham papel fundamental na disseminação do conhecimento em diversos meios, alcançando distintos públicos. Reconhecemos que a internet trouxe inovações na comunicação, permitindo acelerar, expandir, compartilhar e avaliar a produção de conhecimento. No entanto, é preciso abordar algumas práticas que, embora ampliem a visibilidade, não garantem a qualidade e a adoção de boas práticas na divulgação de resultados, configurando-se em práticas predatórias (ANPED, 2023).

Dentre as práticas configuradas como predatórias, destacamos: 1) editoras que oferecem a publicação de artigos, livros e capítulos sem revisão por pares, mediante pagamento; 2) cobrança de taxas para publicação acelerada, com processos de revisão inadequados; 3) uso de nomes semelhantes a veículos científicos respeitáveis para induzir pesquisadores ao equívoco; 4) assédio excessivo a autores; 5) comercialização de participação de autoria e/ou coautoria em artigos; e 6) envolvimento em colaborações duvidosas visando inclusão de nomes em artigos, livros e capítulos.

A divulgação responsável dos resultados de pesquisas é parte essencial dos padrões de integridade e ética na pesquisa. Instamos a comunidade de Ensino, composta por pesquisadores, professores, estudantes e entidades, a não apoiar tais práticas, a combatê-las ativamente e a permanecer vigilante contra ações prejudiciais. A escolha criteriosa do local de submissão de trabalhos é crucial para assegurar a integridade da pesquisa científica.

Destacamos que, no ambiente online, é possível criar processos e práticas de comunicação confiáveis e colaborativas. Podemos atribuir novos significados à produção de conhecimento, expandindo-a para além do meio acadêmico e abrindo novas possibilidades para a publicização científica, mantendo seu caráter científico, bibliográfico e ético.

Coordenação da Área 46 – Ensino/CAPES

Apoiam essa nota, ressaltando a importância de promover ações de debate amplo e aprofundado sobre a temática, no âmbito da CAPES, dos Programas de Pós-graduação e com o engajamento de toda a comunidade científica da área.

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