MICRODECISÕES DIDÁTICAS EM UMA AULA SOBRE VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Palavras-chave:
Decisões didáticas.Volume de Sólidos Geométricos. Ensino Médio. História didática.Resumo
Apresentamos um estudo sobre as microdecisões didáticas tomadas por um professor de matemática. Em particular, no momento de sua atuação em sala de aula, na aplicação de um projeto de aula sobre Volume de Sólidos Geométricos. Para tanto, tomou-se como suporte teórico um modelo de microdecisões didáticas, desenvolvido no seio da didática da matemática francesa. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio de observação e videogravação. Como resultados, destacam-se as microdecisões didáticas do professor em virtude de suas ações e retroações, resultantes das dificuldades dos alunos sobre a resolução de exercícios sobre o tema, a exemplo do cálculo da área da base e identificação da medida da altura de sólidos geométricos, dentre outras.Downloads
Referências
BESSOT, A. et al. Décisions didactiques prises par des enseignants de sciences dans la conception de séquences d’enseignement. In: MATHERON, Y. et al. (Dir.). Problèmes du rapport scolaire et social aux mathématiques: identification des causes et propositions de solutions. Lyon: l’IFE, 2013.
BRASSET, N. Les décisions didactiques d’un enseignant dans un EIAH: étude de facteurs de type histoire didactique. 2017.311f. Tese (Doutorado em ‘Didactique des Mathématiques’) - Université Grenoble Alpes, Grenoble, 2017.
BROUSSEAU, G. Théorie des situations didactiques. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1998.
COMITI, C.; GRENIER, D.; MARGOLINAS, C. Niveaux de connaissances en jeu lors d'interactions en situation de classe et modélisation de phénomènes didactiques.In: ARSAC, G.et al. (Eds).Différents types de savoirs et leur articulation. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1995, p.92-113.
COULANGE, L. L’ordinaire dans l’enseignement des mathématiques: les pratiques enseignantes et leurs effets sur les apprentissages des élèves.2012, p. 136. Habilitation à Diriger des Recherches (HDR em Éducation) - Université Paris-Diderot, Paris, 2012.
LIMA, I. Uma sequência didática: escolhas e decisões de um professor de matemática. Voces y Silencios: Revista Latinoamericana de Educación, Bogotá, v. 2, n. especial, p.22-37, 2011.
MARGOLINAS, C. Situations, milieux, conhecimentos Analyse de l’activité du professeur. In: DORIER, J.-L. et al. (Eds.). Actes de la 11e École d’Été de Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage: 2002. p. 141-156.
MARGOLINAS, C. De l’importance du vrai et du faux dans la classe de mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1993.
MISIAK, A. S. F. Áreas e volumes, conjuntos numéricos: Engenharia. Cascavel: Faculdade Assis Gurgacz, 2009. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/267583554/Exercicios-de-Volume-Nono-Ano-1. Acesso em: 15 out. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.