SOFTWARES EDUCATIVOS E O ENSINO DA TRIGONOMETRIA

Authors

  • Carmen Teresa Kaiber kaiber@ulbra.br
    doutora em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha; professora titular do Curso de Matemática e do programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matematica da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Cristiano Pereira cristiano-pereira@procergs.rs.gov.br
    acadêmico do curso de Matemática Aplicada a Informática da Universidade Luterana do Brasil, bolsista de iniciação científica Universidade Luterana do Brasil

Keywords:

softwares educativos, funções Trigonométricas

Abstract

A discussão em torno da utilização da informática na educação abrange questões relativas ao acesso, necessidade, vantagens e opções da utilização desses recursos no processo de ensino e aprendizagem. Especificamente em relação à Matemática, um aspecto relevante a ser discutido refere-se à utilização da tecnologia no sentido de proporcionar aos alunos verdadeiras e significativas aprendizagens, que venham a alterar a forma de ver, utilizar e produzir a mesma. Assim, a proposta deste trabalho é apresentar alternativas para o desenvolvimento do estudo das funções trigonométricas, utilizando dois softwares de livre distribuição, o Régua e Compasso e o Graphmatica, através da realização de atividades que favoreçam a aprendizagem ativa, o desenvolvimento da criatividade e dos processos de reflexão, promovendo a exploração, investigação, formulação de hipóteses e a busca de resultados. A Trigonometria que já estava presente há quase cinco mil anos, nas construções egípcias e nos trabalhos dos gregos sobre Astronomia pode ser, no século XXI. elaborada por jovens alunos, utilizando uma tecnologia que, como construção humana, tem sua remota origem nos primórdios da própria civilização

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Published

2020-06-02

How to Cite

TERESA KAIBER, Carmen; PEREIRA, Cristiano. SOFTWARES EDUCATIVOS E O ENSINO DA TRIGONOMETRIA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 8, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2214. Acesso em: 30 oct. 2025.

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