SOFTWARES EDUCATIVOS E O ENSINO DA TRIGONOMETRIA
Keywords:
softwares educativos, funções TrigonométricasAbstract
A discussão em torno da utilização da informática na educação abrange questões relativas ao acesso, necessidade, vantagens e opções da utilização desses recursos no processo de ensino e aprendizagem. Especificamente em relação à Matemática, um aspecto relevante a ser discutido refere-se à utilização da tecnologia no sentido de proporcionar aos alunos verdadeiras e significativas aprendizagens, que venham a alterar a forma de ver, utilizar e produzir a mesma. Assim, a proposta deste trabalho é apresentar alternativas para o desenvolvimento do estudo das funções trigonométricas, utilizando dois softwares de livre distribuição, o Régua e Compasso e o Graphmatica, através da realização de atividades que favoreçam a aprendizagem ativa, o desenvolvimento da criatividade e dos processos de reflexão, promovendo a exploração, investigação, formulação de hipóteses e a busca de resultados. A Trigonometria que já estava presente há quase cinco mil anos, nas construções egípcias e nos trabalhos dos gregos sobre Astronomia pode ser, no século XXI. elaborada por jovens alunos, utilizando uma tecnologia que, como construção humana, tem sua remota origem nos primórdios da própria civilizaçãoDownloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









