SOFTWARES EDUCATIVOS E O ENSINO DA TRIGONOMETRIA
Palabras clave:
softwares educativos, funções TrigonométricasResumen
A discussão em torno da utilização da informática na educação abrange questões relativas ao acesso, necessidade, vantagens e opções da utilização desses recursos no processo de ensino e aprendizagem. Especificamente em relação à Matemática, um aspecto relevante a ser discutido refere-se à utilização da tecnologia no sentido de proporcionar aos alunos verdadeiras e significativas aprendizagens, que venham a alterar a forma de ver, utilizar e produzir a mesma. Assim, a proposta deste trabalho é apresentar alternativas para o desenvolvimento do estudo das funções trigonométricas, utilizando dois softwares de livre distribuição, o Régua e Compasso e o Graphmatica, através da realização de atividades que favoreçam a aprendizagem ativa, o desenvolvimento da criatividade e dos processos de reflexão, promovendo a exploração, investigação, formulação de hipóteses e a busca de resultados. A Trigonometria que já estava presente há quase cinco mil anos, nas construções egípcias e nos trabalhos dos gregos sobre Astronomia pode ser, no século XXI. elaborada por jovens alunos, utilizando uma tecnologia que, como construção humana, tem sua remota origem nos primórdios da própria civilizaçãoDescargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









