Ementa GT11
O GT11 - Filosofia da Educação Matemática é um grupo de pesquisa específico que aborda temas concernentes à Filosofia contemplados na dimensão da Educação Matemática. Por isso, o principal objetivo do GT11 é reunir investigações, estudos, vivências, discussões, temas e debates que tratem da matemática, de seu ensino e dos processos de educação na perspectiva da epistemologia, da ontologia e da axiologia.
No que diz respeito às discussões efetuadas durante as reuniões, estas, em geral, são profundas e abrangentes, enriquecidas pela presença de pesquisadores que trabalham com História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática.
Os membros desse GT desenvolvem pesquisas que contemplam as seguintes linhas de pesquisa:
- Fenomenologia e Educação Matemática;
- Pensamentos filosófico-científicos, ensino e aprendizagem da matemática e suas interfaces com outras ciências;
- Estudos de História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática;
- Concepções de Conhecimento Matemático e de Ensino e Aprendizagem da Matemática;
- Concepções e Perspectivas em Formação de Professores em Educação Matemática;
- Tendências em Educação Matemática: Análise Crítica de Concepções Abordadas;
- Concepções filosóficas sobre ambientes matemáticos de aprendizagem online;
- Análises críticas e reflexivas sobre procedimentos de pesquisa em educação Matemática.