I SIPEM

Em seu número 11, de dezembro de 2001, a Educação Matemática em Revista, periódico da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, publicou uma breve síntese do I SIPEM. Durante quatro dias do mês de novembro de 2000, 124 pesquisadores em Educação Matemática reuniram-se em Serra Negra, SP. O Seminário era um projeto da Sociedade de construir um espaço diferenciado para o encontro de pesquisadores de todo o país, e também do exterior, para a troca de experiências sobre as investigações no campo da Educação Matemática.

Foi possível, com a realização do I SIPEM, que se estruturassem, em nível nacional, diferentes grupos de pesquisa na área. Ficaram, a partir desse evento, organizados 12 grupos de trabalho. Esses grupos caracterizaram-se por tratar da Educação Matemática desde os seus níveis mais elementares até o ensino superior. Além deles, constituíram-se grupos que abordam os aspectos históricos da área, da formação de professores, lingüísticos, de educação à distância e novas tecnologias para o ensino e da avaliação em Educação Matemática.

O I SIPEM também mostrou o quão profícuos foram os debates que tiveram origem em mesas redondas que contaram, também, com a participação de pesquisadores internacionais. Destacaram-se a que teve por tema "A investigação sobre o professor de Matemática: problemas e perspectivas" com a participação do professor João Pedro da Ponte, do Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; e aquela coordenada pelo professor Ubiratan D´Ambrosio, intitulada "Desafios da Educação Matemática no ano 2000". Acrescente-se, ainda, a palestra proferida pelo professor Gert Schubring, da Universidade de Bielefeld, Alemanha, sobre o tema "O conceito da multiplicação: um obstáculo epistemológico"; e, ainda, a realizada pelo professor Rafael Nuñez, da Universidade de Freiburg e Universidade da Califórnia, que abordou o assunto "O que a ciência cognitiva corpórea pode dizer sobre a natureza humana da matemática".

A avaliação do evento, expressa no artigo "E o I Seminário de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEM - realizou-se..." considerou que "o sucesso do encontro foi evidente e a efetiva constituição dos grupos de trabalho expressa-se no espaço ´conquistado´ no VII ENEM. O grande entusiasmo de seus membros levou-os a propor a realização do SIPEM a cada três anos" (p.9).

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.