II SIPEM

Reunidos durante quatro dias em Santos, SP, mais de 300 participantes inscritos, debateram internamente em seus grupos de trabalho e através de três mesas redondas e de duas plenárias, os mais diferentes temas relativos ao estágio atual das pesquisas no campo da Educação Matemática.

Foram selecionados, para o II SIPEM, 162 trabalhos. Sendo 143 comunicações orais e 19 pôsteres. A participação, em termos de número de pesquisas selecionadas, de cada GT-Grupo de Trabalho, foi a seguinte:

 

Grupo de Trabalho

Pesquisas

Selecionadas

Apresentadas

Observação

GT1- Educação Matemática nas séries iniciais.

16

15

 

GT2-3 Educação Matemática nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio.

23

11

10 trabalhos e 13 pôsteres.

GT4- Educação Matemática no ensino superior.

14

13

 

GT5- História da Matemática e Cultura.

19

19

 

GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação à distância.

13

11

 

GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática.

29

29

23 trabalhos e 6 pôsteres.

GT8- Avaliação em Educação Matemática.

10

10

 

GT9 - Processos cognitivos e lingüísticos em Educação Matemática.

11

11

 

GT10 - Modelagem Matemática.

9

9

 

GT11- Filosofia da Educação Matemática.

10

10

 

GT12 - Ensino de probabilidade e estatística.

8

8

 

TOTAIS

162

156

 

 

O II SIPEM privilegiou como objetivos a promoção do intercâmbio entre os grupos que, em diferentes países, se dedicam a pesquisas tematizando a Educação Matemática; a divulgação das pesquisas brasileiras no âmbito da Educação Matemática; a promoção do encontro dos pesquisadores em Educação Matemática, proporcionando-lhes meios de conhecer as investigações que estão sendo realizados por eles neste momento; e a consolidação de grupos integrados de pesquisas que congreguem pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

A Comissão Organizadora do II SIPEM realizou uma sondagem com os todos os grupos de pesquisa constituídos no primeiro Seminário para decidir sobre a escolha de quem seriam os convidados estrangeiros a participarem do evento. Os pesquisadores que tiveram um maior número de votos foram contatados e atenderam prontamente ao convite da Sociedade. Assim, foi possível programar a realização de três mesas redondas com pesquisadores vindos de Portugal, Israel, Inglaterra e Chile. As mesas, detalhadas no Livro de Resumos do Seminário (Anexo II), representaram um momento fundamental do II SIPEM pelo nível dos trabalhos, que trataram de temas de alta relevância para a área, e pelo debate fomentado pelas apresentações, ocasião que reuniu todos participantes dos diferentes GTs. Foi possível, ainda, a publicação integral, nos Anais do II SIPEM (Anexo III), de quatro dos seis textos que subsidiaram a realização das mesas.

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.