Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
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- Categoria: Anais
- Publicado em Domingo, 16 Setembro 2012 01:40
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Apresentação
O Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) teve sua primeira edição há exatos 21 anos, entre 22 e 25 de novembro de 2000, na cidade de Serra Negra (SP). Este seminário teve como temática a "Investigação em Educação Matemática no Brasil" e esperava que as discussões pudessem propiciar uma reflexão sobre a natureza da pesquisa em Educação Matemática, assim como, vislumbrava um avanço para o desenvolvimento da área. O segundo SIPEM, por sua vez, abarcou discutir prioritariamente "A Contribuição das Pesquisas para a Formação de Professores de Matemática", sendo realizado entre 29 de outubro e 01 de novembro de 2003 em Santos (SP). Naquele seminário, os pesquisadores da área passam a se reunir para debater não somente as pesquisas que estavam sendo realizadas, mas as dificuldades encontradas ao realizá-las, os avanços necessários, bem como definir prioridades e delinear novos campos de investigação e o fortalecimento dos já existentes à época. Os nove Grupos de Trabalho (GT) do primeiro SIPEM passaram a ser 12. Na sequência, entre 11 e 14 de outubro de 2006, em Águas de Lindóia (SP), o terceiro SIPEM reuniu cerca de 300 pesquisadores. O quarto SIPEM torna-se o primeiro seminário a ocorrer fora do estado de São Paulo, entre 25 e 28 de outubro de 2009, em Brasília (DF) e contou com modificações de caráter técnico em termos de tempo de apresentação e debate das pesquisas, assim como, houve uma diferença entre o número de trabalhos publicados e o número de apresentações destes. O quinto SIPEM ocorreu entre 28 e 31 de outubro de 2012 em Petrópolis (RJ) e abordou o tema "Questões Epistemológicas, Teóricas e Práticas da Pesquisa em Educação Matemática", contou com a participação de 313 pesquisadores inscritos e com a apresentação e discussão de 154 trabalhos de investigação científica. O sexto SIPEM foi realizado entre 15 e 19 de novembro de 2015, em Pirenópolis (GO), com a participação de 319 pesquisadores inscritos e com a apresentação e discussão de 169 trabalhos de investigação científica, divididos entre 13 grupos de trabalho. O sétimo SIPEM ocorreu entre 4 e 8 de novembro de 2018, em Foz do Iguaçu (PR), sob o tema “Justiça Social e Educação Matemática” e contou com a participação de 365 pesquisadores inscritos no evento, 292 trabalhos submetidos e 226 aprovados entre os 15 grupos de trabalho.
O SIPEM, então, mostra-se uma das atividades mais importantes da SBEM ao possibilitar que a produção intelectual brasileira na área de educação matemática seja debatida e difundida. Com isso, seguindo seus objetivos, os quais em um primeiro momento se mostram por meio de sua finalidade principal, a qual é promover o intercâmbio entre os grupos que, em diferentes países, se dedicam às pesquisas na área da Educação Matemática, este seminário busca divulgar as pesquisas brasileiras e promover o encontro dos pesquisadores que a elas se dedicam, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer as investigações que estão sendo realizadas em diferentes instituições. Além disso, o SIPEM propicia a formação de grupos integrados de pesquisa, ao congregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros o que possibilita o avanço das pesquisas em educação matemática em nosso país.
Assim, são objetivos do SIPEM:
- Promover o intercâmbio entre os grupos que, em diferentes países, se dedicam às pesquisas cujo tema é a educação Matemática;
- Divulgar as pesquisas brasileiras no âmbito da Educação Matemática;
- Promover o encontro dos pesquisadores em Educação Matemática, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer as investigações que estão sendo realizadas na atualidade;
- Propiciar a formação de grupos integrados de pesquisas que congreguem pesquisadores brasileiros e estrangeiros;
- Possibilitar o avanço das pesquisas em Educação Matemática.
Logo, o oitavo SIPEM, frente à situação pandêmica (Covid-19) oficialmente vivenciada a partir de março de 2020 no Brasil, precisou alterar seu planejamento para que os objetivos do seminário fossem alcançados, ao mesmo tempo em que preservava a saúde de seus participantes, seguindo as orientações da ciência, em particular, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, sua comissão científica e comissão organizadora decidiram pela realização do VIII SIPEM de forma totalmente on-line e frente às dificuldades educacionais geradas pelo momento transcorrido deliberou pela seguinte temática: "Educação Matemática, pandemia, pós-pandemia e a atualidade: implicações na pesquisa e nas práticas de ensinar e aprender". Desse modo, seguem a programação do VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, a Mesa de Abertura, as Mesas Temáticas e os trabalhos de cada GT para esta edição do SIPEM.
Apresentação
O Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) teve sua primeira edição há exatos 21 anos, entre 22 e 25 de novembro de 2000, na cidade de Serra Negra (SP). Este seminário teve como temática a "Investigação em Educação Matemática no Brasil" e esperava que as discussões pudessem propiciar uma reflexão sobre a natureza da pesquisa em Educação Matemática, assim como, vislumbrava um avanço para o desenvolvimento da área. O segundo SIPEM, por sua vez, abarcou discutir prioritariamente "A Contribuição das Pesquisas para a Formação de Professores de Matemática", sendo realizado entre 29 de outubro e 01 de novembro de 2003 em Santos (SP). Naquele seminário, os pesquisadores da área passam a se reunir para debater não somente as pesquisas que estavam sendo realizadas, mas as dificuldades encontradas ao realizá-las, os avanços necessários, bem como definir prioridades e delinear novos campos de investigação e o fortalecimento dos já existentes à época. Os nove Grupos de Trabalho (GT) do primeiro SIPEM passaram a ser 12. Na sequência, entre 11 e 14 de outubro de 2006, em Águas de Lindóia (SP), o terceiro SIPEM reuniu cerca de 300 pesquisadores. O quarto SIPEM torna-se o primeiro seminário a ocorrer fora do estado de São Paulo, entre 25 e 28 de outubro de 2009, em Brasília (DF) e contou com modificações de caráter técnico em termos de tempo de apresentação e debate das pesquisas, assim como, houve uma diferença entre o número de trabalhos publicados e o número de apresentações destes. O quinto SIPEM ocorreu entre 28 e 31 de outubro de 2012 em Petrópolis (RJ) e abordou o tema "Questões Epistemológicas, Teóricas e Práticas da Pesquisa em Educação Matemática", contou com a participação de 313 pesquisadores inscritos e com a apresentação e discussão de 154 trabalhos de investigação científica. O sexto SIPEM foi realizado entre 15 e 19 de novembro de 2015, em Pirenópolis (GO), com a participação de 319 pesquisadores inscritos e com a apresentação e discussão de 169 trabalhos de investigação científica, divididos entre 13 grupos de trabalho. O sétimo SIPEM ocorreu entre 4 e 8 de novembro de 2018, em Foz do Iguaçu (PR), sob o tema “Justiça Social e Educação Matemática” e contou com a participação de 365 pesquisadores inscritos no evento, 292 trabalhos submetidos e 226 aprovados entre os 15 grupos de trabalho.
O SIPEM, então, mostra-se uma das atividades mais importantes da SBEM ao possibilitar que a produção intelectual brasileira na área de educação matemática seja debatida e difundida. Com isso, seguindo seus objetivos, os quais em um primeiro momento se mostram por meio de sua finalidade principal, a qual é promover o intercâmbio entre os grupos que, em diferentes países, se dedicam às pesquisas na área da Educação Matemática, este seminário busca divulgar as pesquisas brasileiras e promover o encontro dos pesquisadores que a elas se dedicam, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer as investigações que estão sendo realizadas em diferentes instituições. Além disso, o SIPEM propicia a formação de grupos integrados de pesquisa, ao congregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros o que possibilita o avanço das pesquisas em educação matemática em nosso país.
Assim, são objetivos do SIPEM:
- Promover o intercâmbio entre os grupos que, em diferentes países, se dedicam às pesquisas cujo tema é a educação Matemática;
- Divulgar as pesquisas brasileiras no âmbito da Educação Matemática;
- Promover o encontro dos pesquisadores em Educação Matemática, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer as investigações que estão sendo realizadas na atualidade;
- Propiciar a formação de grupos integrados de pesquisas que congreguem pesquisadores brasileiros e estrangeiros;
- Possibilitar o avanço das pesquisas em Educação Matemática.
Logo, o oitavo SIPEM, frente à situação pandêmica (Covid-19) oficialmente vivenciada a partir de março de 2020 no Brasil, precisou alterar seu planejamento para que os objetivos do seminário fossem alcançados, ao mesmo tempo em que preservava a saúde de seus participantes, seguindo as orientações da ciência, em particular, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, sua comissão científica e comissão organizadora decidiram pela realização do VIII SIPEM de forma totalmente on-line e frente às dificuldades educacionais geradas pelo momento transcorrido deliberou pela seguinte temática: "Educação Matemática, pandemia, pós-pandemia e a atualidade: implicações na pesquisa e nas práticas de ensinar e aprender". Desse modo, seguem a programação do VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, a Mesa de Abertura, as Mesas Temáticas e os trabalhos de cada GT para esta edição do SIPEM.
Comissão Científica
Maurício Rosa (Coordenação da comissão científica)
Vanessa Franco Neto (Coordenação da comissão científica)
Edda Curi (coordenação do GT01)
Maria Lucia Pamossian (coordenação do GT02)
Clarissa de Assis Olgin (coordenação do GT03)
Ângela Marta Savioli (coordenação do GT04)
Milton Rosa (coordenação do GT05)
Wagner da Silveira Marques (coordenação do GT06)
Jonei Cerqueira Barbosa (coordenação do GT07)
João Ricardo Viola dos Santos (coordenação do GT08)
Sandra Maria Pinto Magina (coordenação do GT09)
Karina Pessoa (coordenação do GT10)
Tânia Baier (coordenação do GT11)
Suzi Samá Pinto (coordenação do GT12)
Fernanda Malinosky (coordenação do GT13)
Veridiana Rezende (coordenação do GT14)
Antônio Vicente Marafioti Garnica (coordenação do GT15)
Periodicidade : Trienal
Idioma(s) que serão aceitos os artigos: Português, Inglês, Espanhol e Francês
Autor corporativo (Instituição responsável pela publicação)/editora responsável pela publicação: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
Endereço: Universidade de Brasilia- Campus Darcy Ribeiro. Caixa Postal 4332 - AC UNB
FPMat
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- Publicado em Domingo, 16 Setembro 2012 01:37
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II FÓRUM (Documento 1 e Documento 2)