REVEMAT - Publicação de nova edição

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Webmaster

Publicado em: 2012-12-18 13:23:01

Caros leitores, autores e avaliadores

A Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática acaba de publicar mais um número em http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat.
Fazemos um convite a todos para que naveguem no sumário da revista e acessem os artigos e itens de seus interesse.

Apresentamos, neste número, a publicação de mais uma tradução de Raymond Duval, de um importante artigo de sua teoria de aprendizagem intelectual.

Agradecemos, vivamente, o interesse pela Revista, as contribuições nas avaliações, nas autorias e esperamos contar com novos aportes nas próximas publicações.

Méricles Thadeu Moretti - Editor
Jane Bittencourt - Editora Adjunta
Adriano Luiz dos Santos Né e Roberta Nara Sodré de Souza – Coeditores UFSC

Revemat: revista eletrônica de educação matemática
v. 7, n. 2 (2012)
Sumário
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/issue/view/1883

Artigos:

- Desarrollo de competencias para el análisis didáctico del profesor de matemáticas  Developing mathematics teachers’ competences for didactical analysis  (1-21)
Juan Díaz Godino, Mauro Rivas, Walter F. Castro, Patricia Konic

- Engenharia didática: evolução e diversidade  Didactic engineering: evolution and diversity  (22-52)
Saddo Ag Almouloud, Maria José Ferreira da Silva

- A transformabilidade dos registros de representação semiótica no ensino de equações de reta  The transformability of semiotic registers representation in the teaching of straight equations  (53-68)
Rogério Rodrigues de Faria, Cintia Aparecida Bento dos Santos, Edda Curi

- A Álgebra Linear e a concepção de Transformação Linear construída por Estudantes de EAD  Linear Algebra and Online Distance Education Student’s Conception about Linear Transformation  (69-89)
Silvia Dias Alcântara Machado, Barbara Lutaif Bianchini

- Estudo das percepções de alunos dos cursos tecnológicos sobre modelos financeiros usuais  Study of student perceptions of courses on technology common financial models  (90-103)

Helio Rosetti Junior, Juliano Schimiguel

- Inovação curricular na licenciatura: matemática e cotidiano  Curriculum innovation in degree teaching training courses: mathematics and quotidian (104-121)
Ailton Paulo de Oliveira Júnior

- Formação em matemática: uma breve reflexão a respeito do curso de licenciatura da Universidade Estadual de Maringá – UEM  Training in mathematics: a brief discussion about the course of bachelor of State University of Maringá – UEM  (122-145)
Sandra Regina D' Antonio

- Geometria no Estádio de Futebol  Geometry in the Soccer Stadium  (146-162)
Eliane Teixeira Vargas

- Da interpretação à conceituação: uma sequência didática baseada no uso de problemas envolvendo funções exponenciais e logarítmicas  Interpretation to the concept: a sequence based on the use of didactic problems involving exponential and logarith  (163-186)
Rodrigo Sychocki da Silva, Marcus Vinicius de Azevedo Basso

- Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à reflexão  Reflections on use of material in school teaching of mathematics manipulable: trial of action to ponder  (187-196)
Fredy Coelho Rodrigues, Eliane Scheid Gazire

- Gênese de saberes da docência em matemática de professores formadores
Genesis of knowledge of teaching in mathematics teacher trainers  (197-208)
Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Tadeu Oliver Gonçalves

- Uma abordagem para o ensino de lugares geométricos com o GeoGebra  Na approach to teaching loci with GeoGebra  (209-222)
Gerson Pastre Oliveira, Péricles Bedretchuk Araujo

- Um estudo da diversidade metodológica na recuperação de estudos no ensino
médio na disciplina de matemática  A study of methodological diversity in recovery studies in secondary education in the theme of mathematics (223-245)
William Geraldo Sallum, Norma Suely Gomes Allevato, Juliano Schimiguel

- O desenvolvimento do letramento estatístico a partir do uso do Geogebra: um estudo com professores de matemática  The development of statistical literacy from use of GeoGebra: a study with teachers of mathematics (246-265)
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Saddo Ag Almouloud, Maria José Ferreira da Silva


Traduções:


- Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento  Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée  (266-297)
Raimond Duval, Trad. Méricles Thadeu Moretti
________________________________________________________________________
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat


REVEMAT

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.