OS CONCEITOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CURRÍCULO CATARINENSE
Palavras-chave:
conceitos matemáticos, currículo catarinense, Abordagem Histórico-Cultural.Resumo
o presente trabalho insere-se na área de conhecimento que estuda o ensino e a aprendizagem da matemática, a Educação Matemática. Nosso objeto de estudo é a Proposta Curricular/SC traduzida em documentos publicados pela Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina a partir de 1991, quais sejam: "Proposta curricular, 1991 ": "Proposta curricular, 1998"; "Tempo de Aprender, 2000"; e "Diretrizes 3, 2001". O objetivo é pesquisar os pontos de convergências e divergências entre as orientações para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos apresentados, historicamente, no currículo catarinense e a fundamentação teórica que o sustenta: a Abordagem Histórico-Cultural (AHC). Após a análise dos documentos, concluímos que a sugestão para o desenvolvimento dos conceitos segue o sentido oposto ao que sugere a AHC. E, conseqüentemente, encontramos mais relações de divergências que convergências.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2020-06-02
Edição
Seção
Memória
Como Citar
EUZÉBIO DA ROSA, Josélia; DAMAZIO, Ademir. OS CONCEITOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CURRÍCULO CATARINENSE. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 8, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2212. Acesso em: 11 jul. 2025.