OS CONCEITOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CURRÍCULO CATARINENSE

Autores/as

  • Josélia Euzébio da Rosa joselia.euzebio@yahoo.com.br
    Mestre em educação, UFPR - Universidade Federal do Paraná. Linha de pesquisa: Educação Matemática.
  • Ademir Damazio add@unesc.net
    Coordenador do programa de Pós-Graduação em Educação. Professor do curso de mestrado em educação e dos cursos de graduação: Matemática, Engenharia de materiais e Engenharia Civil. UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Palabras clave:

conceitos matemáticos, currículo catarinense, Abordagem Histórico-Cultural.

Resumen

o presente trabalho insere-se na área de conhecimento que estuda o ensino e a aprendizagem da matemática, a Educação Matemática. Nosso objeto de estudo é a Proposta Curricular/SC traduzida em documentos publicados pela Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina a partir de 1991, quais sejam: "Proposta curricular, 1991 ": "Proposta curricular, 1998"; "Tempo de Aprender, 2000"; e "Diretrizes 3, 2001". O objetivo é pesquisar os pontos de convergências e divergências entre as orientações para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos apresentados, historicamente, no currículo catarinense e a fundamentação teórica que o sustenta: a Abordagem Histórico-Cultural (AHC). Após a análise dos documentos, concluímos que a sugestão para o desenvolvimento dos conceitos segue o sentido oposto ao que sugere a AHC. E, conseqüentemente, encontramos mais relações de divergências que convergências.

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Publicado

2020-06-02

Cómo citar

EUZÉBIO DA ROSA, Josélia; DAMAZIO, Ademir. OS CONCEITOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CURRÍCULO CATARINENSE. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 8, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2212. Acesso em: 12 jul. 2025.

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