OS CONCEITOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CURRÍCULO CATARINENSE
Keywords:
conceitos matemáticos, currículo catarinense, Abordagem Histórico-Cultural.Abstract
o presente trabalho insere-se na área de conhecimento que estuda o ensino e a aprendizagem da matemática, a Educação Matemática. Nosso objeto de estudo é a Proposta Curricular/SC traduzida em documentos publicados pela Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina a partir de 1991, quais sejam: "Proposta curricular, 1991 ": "Proposta curricular, 1998"; "Tempo de Aprender, 2000"; e "Diretrizes 3, 2001". O objetivo é pesquisar os pontos de convergências e divergências entre as orientações para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos apresentados, historicamente, no currículo catarinense e a fundamentação teórica que o sustenta: a Abordagem Histórico-Cultural (AHC). Após a análise dos documentos, concluímos que a sugestão para o desenvolvimento dos conceitos segue o sentido oposto ao que sugere a AHC. E, conseqüentemente, encontramos mais relações de divergências que convergências.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.