Diretoria Regional do Rio Grande do Sul

Diretoria Atual (2021 - 2024)

Diretor regional: José Carlos Pinto Leivas
Vice-diretor regional: Marcus Vinicius de Azevedo Basso
Primeiro secretário: Suzi Samá
Segundo secretário: Rodrigo Sychocki da Silva
Primeiro tesoureiro: Alvino Alves Sant`Ana
Segundo tesoureiro: Miguel Melendo Beck
Membro I do Conselho Fiscal: Tania Cristina Baptista Cabral
Membro II do Conselho Fiscal: Marli Terezinha Quartieri
Membro III do Conselho Fiscal: Maurício Ramos Lutz
Suplente do Conselho Fiscal: Aline Silva de Bona
Editor da Revista SBEM/RS: Mauren Porciúncula
 

Diretoria Anterior (2018 a 2021)

Diretor: José Carlos Pinto Leivas - UFN
Vice-diretor: Marcus Vinicius de Azevedo Basso - UFRGS
Secretários
1- Secretário: Suzi Samá - FURG
2- Secretário: João Alberto Silva - FURG
Suplentes
1- Helenara Machado de Souza - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs. Unidade de Cruz Alta.
2- Marli Terezinha Quartieri - UNIVATES
Tesoureiros
1- Tesoureiro: Alvino Alves Sant'Ana- UFRGS
2- Tesoureiro: – Miguel Melendo Beck - Professor da Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer - POA
Suplentes
1- Carmem Vieira Mathias - UFSM
2- Aline Picoli Sonza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense – Campus Bagé Conselho Editorial da Revista Educação Matemática em Revista - RS
1- Mauren Porciúncula – FURG
2- Rodrigo Sychocki da Silva- UFRGS
3- Cátia Maria Nehring - UNIJUI
4- Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM

Conselho Fiscal
1- Ricardo Fajardo - UFSM
2- André Luis Ferreira - UFPEL
3- Tania Cristina Baptista Cabral - PUCRS

Metas para o triênio (2018 a 2021).

Contato:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ufrgs.br/sbemrs/
Revista Regional: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/EMR-RS
Facebook: https://www.facebook.com/SbemRs

 

Diretoria Anterior (2015 a 2018):

Diretor (a): Carmen Teresa Kaiber
Vice-diretor (a): Lori Viali
1º Secretário: Malcus Cassiano Kuhn
2º Secretário: Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa
1º Tesoureira: Clarissa de Assis Olgin
2º Tesoureira: Tânia Cristina Baptista Cabral

Conselho Editorial da Revista Educação Matemática em Revista - RS

Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Cátia Maria Nehring
Elisabete Zardo Búrigo
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

Histórico SBEM/RS:

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática - RS originou-se de uma forte necessidade de ter um órgão gaúcho comprometido com a Educação Matemática, até então uma nova área de conhecimento.

No ano de 1988, durante o II ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, em Maringá - PR, a proposta do estatuto da SBEM Nacional foi discutida e aceita, aguçando o desejo dos educadores matemáticos de instalar sedes regionais da SBEM.

Em 11 de novembro do corrente ano, houve O IV ENCONTRO ESTADUAL DE LICENCIATURAS DO RIO GRANDE DO SUL em Santa Maria, no qual foi elaborado e discutido o estatuto da SBEM-RS. Na mesma ocasião foi realizada a eleição da primeira diretoria executiva ‘provisória’, composta por: Alda Zaccardi (FURG); Isolde Schimidt (Fates); Maria Cecília Bueno Fisher (UNISINOS) e Ocsana Danyluk (UPF). Em 10 de julho de 1991 foram publicados no Diário Oficial da Indústria e Comércio os objetivos da SBEM-RS.

Em 26 de Abril de 1991, durante o VIII ENCONTRO ESTADUAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E VIII JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, foi instaurada oficialmente a primeira diretoria regional executiva composta por: Ocsana Danyluk (Secretária Geral), Neiva Grando (Primeira Secretária), Sandra Marasini (Segunda Secretária), Carmen Gomes (Primeira Tesoureira), Orly Spanemberger (Segundo Tesoureiro) e Norberto Hallwass (Assessoria Jurídica). A Sociedade Brasileira de Educação Matemática foi realmente registrada em 25 de Julho de 1991.

Durante a vigência dessa diretoria houve a publicação de seis boletins informativos intitulados “BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA” e a realização do II ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA em parceria com a PUC-RS, onde se percebeu a necessidade e o desejo de a SBEM de ter a sua própria revista.

Constatou-se, ao término do ano de 1993 a existência de 212 educadores associados na SBEM-RS, ocorrendo em 01 de outubro do mesmo ano a posse da nova diretoria constituída por: Francisco Egger Moellwald (Secretário Geral); Pedro Borges (Primeiro Secretário); Bernadete Barbosa (Segunda Secretária) e Tânia Pereira (Tesoureira).

Nos dias 11 e 12 de Novembro de 1994 no campus da UNIJUI em Ijui foi realizado o III ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, e ficou registrado um salto significativo em relação ao número de sócios, cerca de 480. Um dos fatores favoráveis a esse salto foi a publicação e distribuição da revista “TEMAS E DEBATES DA SBEM”. Ao término dessa gestão, em outubro de 1995, havia cerca de 561 sócios.

Em 21 de Julho de 1995, o secretário geral da SBEM-RS, Francisco Egger Moellwald renuncia ao cargo devido a eleição ao cargo de segundo tesoureiro, na chapa eleita nesta mesma data, para diretoria executiva da SBEM Nacional. A diretoria da SBEM-RS passa a ser composta por: Pedro Borges (Secretário Geral); Bernadete Barbosa (Primeira Secretária) e Tânia Pereira (Tesoureira), e o cargo de segunda secretária ficou em aberto até a eleição seguinte a qual aconteceu durante o IV ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Esse EGEM foi realizado na cidade de Rio Grande, na FURG no mês de outubro de 1995 e contou com a presença de aproximadamente 500 participantes. Na ocasião, tomou posse a nova diretoria composta por: Nilce Fátima Scheffer (Secretária Geral); Monica Bertoni dos Santos (Primeira Secretária); Elena Haas Chemale (Segunda Secretária) e Hélia Thiles (Tesoureira).

No V ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, em 1997, realizado em Novo Hamburgo, na Fundação Evangélica a secretária geral, Nilce Fátima Scheffer participou, em assembléia, o aumento do número de sócios de 561 para 900 e apresentou a nova diretoria constituída por: Elena Haas Chemale (Secretária Geral), Armindo Cassol (Primeiro Secretário), Carmen Eckhardt (Segunda Secretária) e Fábio Kruse (tesoureiro).

Nesta gestão concretizou-se o grande sonho, a publicação da primeira revista da regional, almejado desde 1991 por Ocsana, quando a mesma comentou: "... a ausência de recursos deve ser ultrapassada de alguma forma. Vamos a Capes, a FAPERGS, ao CNPq, a outras agências e a instituições privadas...”.

O VI ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA aconteceu em Osório na FACOS. Na ocasião nova diretoria foi eleita e compôs-se por Ana Cecília Togni (secretária geral), Maria Inês Dauth, Sérgio Dias Assumpção e Lecy Bedy Kothe. Nesta gestão houve a publicação de três boletins e da segunda edição da Educação Matemática em revista – RS, na qual o professor José Baratojo comenta: “... não se detenham apenas em conteúdos e sim, em tudo que envolve a aprendizagem, métodos, história, recursos”. A atualização de cadastro ficou aproximadamente em 1500 associados.

Esta diretoria sugeriu, por solicitação da DNE Nacional, o nome do professor Armindo Cassol da UNISINOS, para fazer parte da diretoria nacional, tendo sido aceito.

Em 2001, houve a realização do VII ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA em Santa Cruz do Sul na UNISC, no período de 28 a 30 de abril com a participação de 740 pessoas. Ao término do evento, durante a assembléia geral, foram feitas alterações no regimento; a escolha da sede do VIII EGEM e a eleição da nova diretoria. A nova diretoria ficou composta por: José Carlos Pinto Leivas (Diretor), Rubilar Simões Júnior (Primeiro Secretário), Nilce Fátima Scheffer (Segunda Secretária) e Alice Teresinha Pacheco (Tesoureira) e, como sede do VIII ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ficou estabelecida a Universidade Católica de Pelotas – UCPEL, na cidade de Pelotas.

Na vigência da nova diretoria, houve a realização do FORUM ESTADUAL DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA, com fomento da FAPERGS, em maio, na FURG em Rio Grande, congregando coordenadores, professores e alunos interessados em discutir os currículos de matemática. Neste mesmo ano houve a publicação e o envio aos sócios da terceira e quarta revista, bem como a edição de quatro boletins.
 

Eventos:


I ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Data: 20 à 22 de setembro de 1989.
Local: UNISINOS / Porto Alegre; Diretoria da SBEM – RS (provisória): Alda Zaccardi; Isolde Schimidt; Maria Cecília Bueno Fisher e Ocsana Danyluk



II ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Objetivos:
- Debater problemas teóricos e práticos relacionado com o processo de ensino-aprendizagem de matemática, em todos os níveis de ensino;
- Proporcionar o encontro de professores 1º, 2º e 3º graus, divulgação de pesquisas que venham a contribuir para a melhoria do ensino de matemática e troca de experiências;
- Congregar alunos e professores de cursos de licenciatura em matemática e ciências, para divulgação e discussão de trabalhos e formação de novos grupos de pesquisa em educação matemática;
- Eleger a nova diretoria da SBEM - Regional RS, para os próximos dois anos.

Local: Porto Alegre - PUCRS
Data: 30 de setembro à 1º de outubro de 1993.
Diretoria da SBEM - RS: Ocsana Danyluk, Neiva Grando, Sandra Marasini, Carmen Gomes, Orly Spanemberger e Norberto Hallwass.



III ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tema: Ensino e Pesquisa em busca de Sintonia

Objetivo:
Perceber a integração entre o ensino e a pesquisa na área de educação matemática.

Local: Ijuí - UNIJUI
Data: 11 e 12 novembro de 1994.
Diretoria da SBEM-RS: Francisco Egger Moellwald; Pedro Borges; Bernadete Barbosa e Tânia Pereira.



IV ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tema: A Educação Matemática no século XXI: Metodologia e Conteúdo

Objetivo:
Contribuir com estudantes, professores e pesquisadores de educação matemática, a fim de que a cada dia possam melhorar o exercício de suas atividades profissionais.

Local: Rio Grande - FURG
Data: 13 e 14 de outubro de 1995.
Diretoria da SBEM-RS: Francisco Egger Moellwald; Pedro Borges; Bernadete Barbosa e Tânia Pereira.;



V ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tema: Mudança de paradigmas na educação matemática frente aos avanços tecnológicos.

Objetivos:
Reunir professores e acadêmicos de matemática do 1º, 2º e 3º graus do Rio Grande do Sul para atualizações, discussão e troca de experiências em torno da educação matemática;
- Discutir a qualidade da formação atual de professores para o 1º, 2º e 3º graus na área de matemática e seus reflexos na formação de seus alunos como cidadãos;
- Analisar os reflexos da postura ética, profissional e política do professor de 1º, 2º e 3º graus na formação integral do aluno para o pleno exercício da cidadania;
- Propor novas alternativas para a educação matemática cooperando assim para a melhoria do ensino no país.

Local: Novo Hamburgo - Fundação Evangélica
Data: 29 à 31 de maio de 1997.
Diretoria da SBEM-RS: Nilce Fátima Scheffer; Monica dos Santos; Elena Haas Chemale e Hélia Thiles.



VI ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tema: A caminhada da educação matemática no Rio Grande do Sul - Um desafio permanente.

Objetivos:

Reunir professores e acadêmicos de matemática dos ensinos fundamental, médio e superior do Rio Grande do Sul para atualizações, discussão e troca de experiências em torno da educação matemática;
- Discutir a qualidade da formação atual de professores na área de matemática e seus reflexos na formação de seus alunos como cidadãos;
- Analisar os reflexos da postura ética, profissional e política dos professores na formação integral do aluno para o pleno exercício da cidadania;
- Propor novas alternativas para a educação matemática cooperando assim para a melhoria do ensino no país.


Local: Osório - FACOS
Data: 3 à 5 de junho de 1999.
Diretoria da SBEM-RS: Elena Hass Chemale, Armindo Cassol, Carmen Eckhardt, Fábio Kruse,



VII ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Objetivo:
- Propiciar aos professores e acadêmicos de Matemática uma oportunidade de discutir as metodologias e os avanços científicos, tecnológicos e educacionais na área, voltada para a construção da cidadania.

Local: Santa Cruz do Sul - UNISC
Data: 28 a 30 de abril de 2001.
Diretoria da SBEM-RS: Ana Cecília Togni, Maria Inês Dauth, Sérgio Dias Assumpção e Lecy Nedy Kothe.



VIII ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tema: Educação Matemática em Tempos de Rede

Objetivo Geral:
Reunir professores e acadêmicos de Matemática do Rio Grande do Sul para atualização, discussão e troca de experiências em torno da Educação Matemática.
Objetivos Específicos:
- Proporcionar aos participantes atividades voltadas para a busca e utilização de metodologias inovadoras;
- Proporcionar momentos de discussão e reflexão sobre o ensino de Matemática no ensino fundamental, médio e superior;
- Prorcionar o intercâmbio de experiências, de resultados de pesquisa e ações de extensão nas Instituições de Ensino.

Local: Pelotas - UCPEL
Data: 16 a 18 de outubro de 2003
Diretoria da SBEM – RS: José Carlos Pinto Leivas, Rubilar Simões Júnior, Nilce Fátima Scheffer e Alice Teresinha Pacheco.


 

IX ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tema: Educação Matemática Frente às Diferenças: Como educar na diversidade? Como educar para a diversidade?

Objetivo Geral:
Propiciar um espaço de atualização, troca de experiências e discussões sobre temas relativos à Educação Matemática..


Local: Caxias do Sul - UCS
Data: 28 a 30 de abril de 2006
Diretoria da SBEM-RS: Elena Maria Haas Chemale, Luiza Elizabeta Bohlke Vasconcelos, Fábio Kruse, Maria Cristina Kessler, Raquel Milani.
Site: http://ccet.ucs.br/eventos/outros/egem



X ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tema: Educação Matemática:Dialogos entre a Universidade e a escola

Objetivos:
ampliar e aprofundar as discussões sobre os aspectos teóricos e práticos relacionados à Educação Matemática e promover o intercâmbio e a divulgação das investigações e produção científica da área de Educação Matemática e das experiências educacionais nessas áreas.

Local: Ijuí - UNIJUÍ
Data: 2 a 5 de junho de 2009
Diretoria da SBEM – RS: Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Marília Schmidt Azambuja, Helena Noronha Cury, Tania Elisa Seibert, Carmen Mathias.
Site: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem



XI ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tema: Educação Matemática em tempos de incertezas

Objetivos:
Problematizar o campo da Educação Matemática frente às incertezas que emergem nos diversos contextos. Possibilitar um espaço de discussão de trabalhos oriundos dos diferentes níveis de ensino, promovendo a interlocução de pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e de professores do Ensino Superior e da Educação Básica que se dedicam à problematização do campo da Educação Matemática.

Local: Univates - Lajeado
Data: 22 a 25 de agosto de 2012
Diretoria da SBEM – RS: Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Cátia Maria Nehring, Maurício Rosa, Tania Elisa Seibert, Carmen Mathias.

Anais do XI EGEM

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.