TRABALHANDO O TEMA ÁGUA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Keywords:
Educação Matemática, Desenvolvimento Sustentável, Educação AmbientalAbstract
A proposta do presente artigo é apresentar ferramentas didático-pedagógicas que possibilitem desenvolver um projeto educacional na área do Desenvolvimento Sustentável, ligando o tema transversal Meio Ambiente à disciplina de Matemática. O recurso utilizado foi o uso da modelagem, com um enfoque sócio-crítico, no qual as atividades são consideradas como oportunidades para explorar os papéis que a Matemática desenvolve na sociedade contemporânea, bastante útil para se trabalhar os princípios do Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, foi efetuado um levantamento de dados recentes relativos a uma questão que aflige a sociedade atual: a água. A partir desse levantamento, foram elaboradas atividades para que, com a tomada de conhecimento de dados da realidade mundial, fossem trabalhadas as habilidades necessárias para efetuar uma modelagem na realidade local do educando, tendo-se em mente a idéia de "conhecer globalmente, para atuar localmente".Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-10-26
Issue
Section
Memória
License
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
How to Cite
O. GROENWALD, Claudia Lisete.; DA SILVA, Carmen Kiaber; ANDERSSON RIBEIRO, Angela; ROCHA, Josy. TRABALHANDO O TEMA ÁGUA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 6, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2256. Acesso em: 11 jul. 2025.