Lesson Study como Estratégia de Formação Docente: Experiências Colaborativas no Programa Residência Pedagógica de Matemática

Autores

10.37001/1mjyb232

Palavras-chave:

Formação Inicial. Práticas Colaborativas. Desenvolvimento Profissional Docente. Educação Matemática. Educação Financeira.

Resumo

Este artigo relata o uso do Lesson Study no Programa Residência Pedagógica (PRP) Matemática XXX como estratégia para promover práticas colaborativas na formação inicial de professores. Compreendido como uma abordagem de desenvolvimento profissional centrada na prática, o Lesson Study envolve ciclos de planejamento, ensino e reflexão colaborativa. O artigo apresenta o primeiro ciclo de uma experiência, na qual uma tarefa exploratória sobre Educação Financeira foi planejada, aplicada e observada por residentes em uma turma do Ensino Médio. A vivência evidenciou a importância da colaboração no planejamento e na observação de aulas, além de estimular reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem e a necessidade de adaptações e replanejamento. O estudo destaca o potencial do Lesson Study no contexto do PRP Matemática XXX para o desenvolvimento profissional de professores em formação inicial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Milena Schneider Pudelco, Universidade Federal do Paraná

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná PPGECM-UFPR (2022). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná PPGECM-UFPR (2017). Possui Especialização em Educação Especial Inclusiva - Ênfase em Deficiência Múltipla pela Faculdade Unina (2024), Especialização em Educação Especial Inclusiva com ênfase na Deficiência Intelectual pela Faculdade Unina (2024) e Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela FACEL (2016). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2014), participou como aluna bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID pelo projeto Pedagogia Interdisciplinar Matemática (2013-2014).

  • Dr. Tania T. Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora Associado IV da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn), no Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, no Setor de Ciências Exatas (PPGECM). Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Professores que ensinam Matemática (NEPPREM). É lider do Grupo de Pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática (GPEACM) e o subproejto do Programa Residência Pedagógica-Matemática (PRP-Matemática_2024/2026).

  • Dr. Neila Tonin Agranionih, Universidade Federal do Paraná

    Licenciada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1987), cursou Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Especialização em Psicopedagogia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim (2010). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino – PPGE:TPEn (Mestrado Profissional). Docente das disciplinas de Alfabetização Matemática e Metodologia do Ensino de Matemática no curso de Pedagogia e Metodologia de Ensino de Matemática e Prática Docente e no Curso de Matemática. Membro da coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Professores que ensinam Matemática (NEPPREM) e do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Matemática e Ciências Físicas e Biológicas da UFPR. Desenvolve estudos e pesquisas voltados à aprendizagem e ao ensino da matemática com maior ênfase nos Anos Iniciais e na Educação Infantil e formação de professores que ensinam Matemática.

Referências

BOAVIDA, A. M; PONTE, J. P. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. Reflectir e investigar sobre a prática profissional, Lisboa: APM. p. 43-55. 2002.

BOLZAN, D. P. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.

BRASIL, CAPES. Capes PRP Edital 24/2022. Brasília: MEC, 2022.

BEZERRA, R. C; MORELLATI, M. R. M. A construção da identidade profissional do professor que ensina Matemática no contexto da Lesson Study. In: RICHIT, A; PONTE, J. P; GÓMEZ, E. S. (Org.). Estudos de Aula na formação inicial e continuada de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2022. p. 25-52.

LIMA, J. A. Culturas colaborativas nas escolas: Estruturas, Processos e Conteúdos. Porto Editora, 2002.

MURATA, A. Conceptual overview of lesson study. In: LYNN; HART, A; ALSTON; MURATA, A. (Org.). Lesson Study research and practice in mathematics education. Dordrecht: Springer, 2011. p. 1-12.

PONTE, J. P. Formação dos professores de Matemática: Perspetivas atuais. In: PONTE, J.P. (Ed.). Práticas profissionais dos professores de matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 343-370.

PONTE, J. P; QUARESMA, M; BAPTISTA, M; MATA-PEREIRA, J. Os estudos de aula como processo colaborativo e reflexivo de desenvolvimento profissional. In: SOUSA, J. de; CEVALLOS, I. (Org.). A formação, os saberes e os desafios do professor que ensina matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014. p. 61-82.

RICHIT, A; PONTE, J. P. Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 1, p. 54-84. 2019.

RICHIT, A; PONTE, J. P; TOMKELSKI, M. L. Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, n. e69346, p. 1-23. 2020.

RICHIT, A; PONTE, J. P; GÓMEZ, E. S. Apresentação: Estudos de Aula na formação inicial e continuada de professores. In: RICHIT, A; PONTE, J. P; GÓMEZ, E. S. (Org.). Estudos de Aula na formação inicial e continuada de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2022. p. 11-23.

Downloads

Publicado

2025-09-19

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Categorias

Como Citar

SCHNEIDER PUDELCO, Milena; TERESINHA BRUNS ZIMER, Tania; TONIN AGRANIONIH, Neila. Lesson Study como Estratégia de Formação Docente: Experiências Colaborativas no Programa Residência Pedagógica de Matemática. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 3, n. 26, 2025. DOI: 10.37001/1mjyb232. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/4579. Acesso em: 9 out. 2026.

Artigos Semelhantes

1-10 de 407

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.