ESTRUTURAS CONSTRUÍDAS DE FORMA CRIATIVA: CONTRIBUINDO PARA UMA MUDANÇA NO MODO DE PENSAR A GEOMETRIA.

Autores/as

  • Maria Laura E B. Sampaio laurafsam@optonline.net
    Licenciada em Matemática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Campus Centro, Especialista em Informática na Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação em Ciências e Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Palabras clave:

Educação Matemática, Fractais, Pensamento complexo.

Resumen

A sociedade contemporânea vive em constante dinamismo, enfrentando problemas que exigem do ser humano observação, imaginação, criatividade e uma mudança na forma de pensar. Ou seja, exige-se do sujeito um pensamento complexo. Considerando esse contexto, o presente trabalho pretende trazer contribuições para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica, contemplando conceitos relativos à geometria. Para tanto, apresenta-se a criação de estruturas fractais, que tem como base um processo iterativo simples, contemplando as principais propriedades que caracterizam e que permitem definir este tipo de objeto. São apresentadas estruturas que, para serem descritas, exigem algo mais do que a geometria euclidiana. Desta maneira, convida-se o leitor a fazer relações com diferentes conceitos matemáticos, tendo em vista a promoção e qualificação da aprendizagem do aluno.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2020-10-26

Cómo citar

E B. SAMPAIO, Maria Laura. ESTRUTURAS CONSTRUÍDAS DE FORMA CRIATIVA: CONTRIBUINDO PARA UMA MUDANÇA NO MODO DE PENSAR A GEOMETRIA. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 7, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2231. Acesso em: 12 jul. 2025.

Artículos similares

1-10 de 267

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.