Formação dos Professores de Matemática e o Tema Avaliação: duo por vezes distante
Keywords:
Formação docente, Avaliação das aprendizagens, Avaliação formativa, Instrumentos e procedimentos avaliativos.Abstract
Como parte de uma pesquisa doutoral foi aplicado um questionário aos professores de matemática da educação básica e pública do Distrito Federal. Neste recorte são apresentados dados sobre a experiência profissional, a formação inicial e continuada destes professores e a adesão à proposta de Avaliação Formativa, que é a perspectiva recomendada oficialmente. Os dados foram analisados usando o método misto, que mescla o quantitativo e o qualitativo. Pouco mais da metade dos respondentes dizem assumir a proposta de avaliação formativa em suas salas de aula. Os professores adotam uma diversidade de instrumentos e procedimentos avaliativos, mas para os que aderem à avaliação formativa há um quantitativo maior de instrumentos e procedimentos utilizados. Os recolhidos apontam para uma relação entre uma possível fragilidade na abordagem das avaliações das aprendizagens de seus alunos e a falta de abordagem do tema da avaliação formativa em suas formações pessoais.Downloads
References
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto/ tradução Magda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. - 3.ed. - Porto Alegre: Artmed, 2010.
FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1987.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MANZATO, Antônio J.; SANTOS, Adriana B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. http://www.inf.ufsc.br/~verav/Ensino_2012_1/ELABORACAO_QUESTIONARIOS_PESQUISA_QUANTITATIVA.pdf>. 2012. Acesso em: 21 abr 2017.
MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
NOGUEIRA, Roberto. Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. R.J.: UFRJ/COPPEAD, 2002.
ROLDÃO, Maria do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. V.2, n.34, p. 94-103. 2007 ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica: desafios e perspectivas. - 9ª ed. - São Paulo: Cortez, 2007.
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica: desafios e perspectivas. - 9ª ed. - São Paulo: Cortez, 2011.
SADLER, D. Royce. Formative assessment and the design of instructional systems, Instructional Science, 18, pp. 119-144. 1989.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









