Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para a edição atual
Ir para o rodapé
Open Menu
Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática
Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática
Histórico
Anais
6º FNCM
Apresentação
Data e Local
Inscrição
Programação
Comissão Organizadora
Comissão Científica
Comunicados
Submissão de Trabalho
Contato
SBEM
Buscar
Portal de Eventos
Cadastro
Acesso
Edição Atual
2024: 6º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática
Publicado:
23.10.2024
Apresentação
Expediente e Apresentação
Gilberto Januario, Janine Freitas Mota (Autor)
1-19
PDF
Conferências
Reconstrução Nacional e Justiça Social: o papel da Educação Matemática
Flavio Augusto Leite Taveira, Zaqueu Vieira Oliveira, Maria do Carmo de Sousa (Autor)
1-5
PDF
Questões de gênero e Educação Matemática: implicações para o debate curricular
Weverton Ataide Pinheiro, Vanessa Franco Neto, Ricardo Gomes Assunção (Autor)
1-6
PDF
Aportes teóricos sobre Currículos de Matemática
“Isso não é matemática!” — Currículos em disputa em um contexto quilombola
Daniele Costa Silva, Vanessa Franco Neto (Autor)
1-6
PDF
Heranças conceituais da pedagogia tradicional clássica frente a Educação Matemática Crítica: de quem (não) falamos?
Lucas Martini, Elenilton Vieira Godoy (Autor)
1-6
PDF
Uma sequência didática com a temática criptografia para o ensino de matrizes do Ensino Médio
Bárbara Elisa Kranz, Clarissa de Assis Olgin (Autor)
1-6
PDF
Currículos de Matemática como instrumento de luta por Justiça Social
Desafios e perspectivas: um estudo pós-crítico do currículo da Licenciatura em Matemática do IFNMG
Dione Alves de Almeida, Harryson Júnio Lessa Gonçalves (Autor)
1-7
PDF
Ficções de um pesquisar no Vale do Jequitinhonha: quando uma mulher de barro se confunde com uma moringa de carne e ossos
Rafael Antunes Machado, Carolina Tamayo (Autor)
1-6
PDF
Currículo, (In)Justiça Curricular e Educação Matemática dos nossos tempos
Flavio Augusto Leite Taveira, Deise Aparecida Peralta (Autor)
1-6
PDF
Uma abordagem curricular antirracista para a Matemática do Ensino Médio
Daniel de Oliveira Lima (Autor)
1-6
PDF
Mulheres e matemática: currículos à deriva
Vanessa Franco Neto (Autor)
1-5
PDF
O território nos currículos de matemática: revelando urgências, emergências e desigualdades sociais
Andressa Rubim, Júlio César Augusto do Valle (Autor)
1-7
PDF
Narrativas discentes sobre os Currículos de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ
Cleber Dias da Costa Neto (Autor)
1-6
PDF
O livro didático e a sociedade: uma análise das representações de livros didáticos da Educação Básica
Elenilton Vieira Godoy, Bruno Mielke Schwartsburd, Fernanda Dartora Musha (Autor)
1-7
PDF
Anúncios e denúncias sobre (im)possibilidades pedagógicas e curriculares na rede estadual de educação de São Paulo
Fernanda Veloso Saraiva, Glauber Carvalho da Silva, Júlio César Augusto do Valle (Autor)
1-6
PDF
Currículos de Matemática e Políticas Públicas Curriculares
Os Itinerários Formativos paulistas e a (não) formação de professores
Ana Carolina Ferreira Rangel (Autor)
1-6
PDF
EJA e Matemática: reflexões sobre o Documento Curricular Referencial da Bahia
Tiago Luz Ribeiro Souza, Ileni de Araújo Caraúba Silva, Reginaldo Santos Pereira (Autor)
1-6
PDF
Avanços e recuos no currículo de Matemática na reforma do Ensino Médio no contexto da Educação Profissional do Estado de São Paulo
Claudemir Monteiro Lima, Deise Aparecida Peralta (Autor)
1-7
PDF
Finanças nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: algumas problematizações
Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Marta Cristina Cezar Pozzobon (Autor)
1-6
PDF
Avaliações externas no Brasil: um estudo sobre o SPAECE no ensino de Matemática
Océlio Fernandes Pereira, Clarissa de Assis Olgin (Autor)
1-6
PDF
Currículos e desenvolvimento profissional docente em Matemática
Currículo em Ação: a relação entre feedback dos estudantes e práticas docentes
Felipe de Almeida Costa, Gilberto Januario (Autor)
1-7
PDF
A formação matemática de professores dos Anos Iniciais: movimentos iniciais de uma pesquisa
Marcos Vinícius Soledade Soares, Enzo Afonso de Souza, Ricardo Lopes de Sousa Filho (Autor)
1-6
PDF
Conhecimentos sobre currículo e avaliações externas: manifestações de um grupo de professores de Matemática
José Carlos Rodrigues Junior, Gilberto Januario (Autor)
1-5
PDF
Formação continuada docente no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais: um olhar para a Matemática
Thaiana Martins Marques, Claudinei de Camargo Sant'Ana (Autor)
1-6
PDF
Numeramento e formação docente: desafios e possibilidades no ensino de Matemática em escolas no campo
Damares Cristina Fatima da Silva, Carla Cristina Pompeu (Autor)
1-6
PDF
Disciplinas integradoras como o lugar da Educação Matemática na licenciatura: solução ou armadilha?
Carlos Ian Bezerra de Melo, Flavio Augusto Leite Taveira, Eliane Matesco Cristovão (Autor)
1-8
PDF
Os livros didáticos do PNLD e as suas referências: uma possibilidade de entender as escolhas dos autores e suas produções
Cleusiane Vieira Silva, Januaria Araujo Bertani, Genilson Soares Santana (Autor)
1-6
PDF
Implementação curricular em Matemática
O Novo Ensino Médio e o desenvolvimento cognitivo do aluno
Alessandra Carvalho Teixeira, Antonio Sergio Abrahão Monteiro Bastos (Autor)
1-6
PDF
Os currículos da formação inicial de professores de matemática frente às relações étnico-raciais: um olhar para o Centro-Oeste brasileiro
Washington Santos dos Reis, Cleber Dias da Costa Neto (Autor)
1-6
PDF
Um estudo do alinhamento entre competências técnicas e parâmetros acadêmicos de cursos de Mecatrônica em Michigan
Ana Lúcia Braz Dias (Autor)
1-7
PDF
Obstáculos didáticos e epistemológicos no ensino de Frações: insights de um curso para professores em formação
Ana Lúcia Braz Dias, Tony Salvatore Sheikhnavassi (Autor)
1-9
PDF
Fração, mostra a tua cara
Nilza Eigenheer Bertoni, Ana Lúcia Braz Dias (Autor)
1-6
PDF
Materiais curriculares e a relação Professor-Currículo
Manual do Professor como ferramenta do desenvolvimento curricular: crenças e concepções de três professoras
Iolanda Márcia de Souza, Gilberto Januario, Ana Paula Perovano (Autor)
1-7
PDF
Os Temas Contemporâneos Transversais contextualizando o conceito e a representação de função
Rosângela Ferreira Domingues, Clarissa de Assis Olgin (Autor)
1-6
PDF
Uma análise do contexto de realidade nas tarefas de Geometria dos livros didáticos do Novo Ensino Médio
Gabriel Amancio Alves, Rúbia Barcelos Amaral, Beatriz Fernanda Litoldo (Autor)
1-6
PDF
A Geometria Analítica nos livros didáticos do Novo Ensino Médio à lente dos Registros de Representação Semiótica
Naiara Camargo Gobesso, Rúbia Barcelos Amaral, Beatriz Fernanda Litoldo (Autor)
1-6
PDF
Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática ao analisar um Material Curricular Educativo
David Bandeira, Katia Lima (Autor)
1-7
PDF
Uma análise das temáticas emergentes nas obras didáticas específicas do PNLD 2021
Ana Paula Perovano, Júlio Cesar dos Reis, Jerlane Nascimento Moura (Autor)
1-5
PDF
Materiais curriculares integradores e a prática docente: conectando saberes
Jerlane Moura, Dra. Ana Paula Perovano (Autor)
1-6
PDF
Ver Todas as Edições